E começou mais uma edição da New York Comic Con, o principal evento de cultura pop da Costa Oeste dos Estados Unidos. Até o próximo domingo, 7 de outubro, o centro de convenções Jacob K. Javitz, no coração de Manhattan, transforma-se no palco principal de tudo o que mais importa no universo dos filmes, séries, quadrinhos, games, brinquedos e tantos outros assuntos divertidos.
Como não poderia deixar de ser, a NYCC (assim chamada pelos íntimos) abriga todos os ingredientes indispensáveis que são esperados de uma boa Comic Con. E como o tempo é curto, a maior dificuldade é escolher o que fazer em meio a tanta atração e distração.
Assista abaixo à reportagem do AdoroCinema com os principais destaques do dia 1 do evento:
O público da NYCC tem uma enorme gama de atrações à disposição. De cara, chama a atenção a quantidade de produtos colecionáveis à venda em dezenas de pequenas lojas, posicionadas lado a lado no fundo do centro de convenções. Tem de tudo e para todos os bolsos -- de itens de merchandising mais básicos, como camisetas, chaveiros, pelúcias e ímãs de geladeira, a produtos elaborados, como uma réplica do computador HAL 9000 de 2001 - Uma Odisseia no Espaço e um busto repugnante em tamanho real do anti-herói Venom.
Para quem é chegado em "experiências" e tem paciência de aguentar filas demoradas, opções não faltam. Muitos estúdios investem nas chamadas “ativações”, onde o fã pode experimentar a ideia de vivenciar na pele (ou em realidade virtual) como é estar no cenário de seu filme ou série favoritos. As principais empresas de videogames também aproveitam a onda de hype e trazem seus títulos inéditos para a degustação do público, meses antes do lançamento.
A Comic Con também é o lugar em que artistas se revelam verdadeiros fãs: são diversos os estandes que vendem pôsteres, artes e até mesmo brinquedos que reinterpretam conceitos originais de grandes obras da ficção, de maneiras criativas e únicas. É a diversidade mutante da cultura pop levada ao pé da letra.
E não poderia faltar a essência da Comic Con, que fez tudo isso começar: os quadrinhos. Especialmente no evento de Nova York, esse segmento é bastante representativo, com a presença de muitas lojas destinadas a colecionadores sérios, que podem negociar edições raras de revistas clássicas, como as primeiras aparições do Batman e do Homem-Aranha. Agora, quem quiser ir ainda mais fundo no colecionismo pode comprar as artes originais criadas por grandes mestres como Jack Kirby e Stan Lee -- isso se estiver disposto a desembolsar dezenas de milhares de dólares por uma única página.
E é claro, entre um passeio e outro, sempre dá para posar para fotos com os incríveis cosplayers -- isso, felizmente, ainda é de graça na Comic Con.
Nos próximos dias, você acompanha a cobertura completa do AdoroCinema na New York Comic Com em nosso hotsite especial.