Quantas vezes você já foi ao cinema sem saber o que ia assistir? Essa foi a experiência proporcionada no domingo do Fantastic Fest 2018 em Austin. Maior festival de cinema de gênero dos Estados Unidos, o evento já tem a tradição de surpreender público e imprensa com filmes secretos. O escolhido da vez foi Suspiria, aguardado filme de Luca Guadagnino, diretor de Me Chame pelo seu Nome.
A concorrida sessão não desapontou os sortudos que conseguiram um ingresso - ou esperaram na longa fila para tentarem um assento. Logo que as luzes se apagaram, um pequeno depoimento de Guadagnino foi exibido, inclusive explicando a decisão de fazer um remake para o filme de Dario Argento, lançado em 1977. "Logo que assisti ao filme, eu sabia que teria que fazer minha versão um dia. Este filme deixou uma marca em mim e vai deixar em você", finalizou o diretor.
A exibição disputada marcou a estreia do filme em território norte-americano, mas a vibração empolgada do início acabou se dispersando para uns e outros no final. Polêmico e bastante gráfico, o terror mostra a trajetória de uma bailarina iniciante que ingressa numa companhia de dança em Berlim. Pouco a pouco, descobre-se que a escola de ballet é apenas uma fachada para práticas obscuras e manifestações sobrenaturais.
O elenco estrelado conta com Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth, Angela Winkler e Chloë Grace Moretz, além de trazer uma ponta da atriz Jessica Harper, que protagonizou o longa original nos anos 70. Terminada a sessão, Harper e o roteirirista David Kajganich compareceram ao festival para uma rápida sessão de perguntas e respostas. Enquanto a atriz fez questão de dizer que desde o início embarcou no projeto e foi até estudar alemão, Kajganich deu maiores explicações sobre uma das cenas mais perturbadoras do filme: "escrevemos que uma bailarina ia controlar o corpo da outra, mas não sabíamos como isso ia se realizar. Luca [Guadagnino] foi até o fim".
Na cena, Susie Bannon, personagem de Dakota Johnson, ensaia uma coreografia e acaba interferindo nos movimentos do corpo de outra bailarina numa sala andares acima. A vítima se contorce de maneira inexplicável, provocando vômito, urina e outros "efeitos" colaterais. Uma prévia do filme já havia chocado a imprensa anteriormente; no trailer, é possível ver alguns trechos:
Ainda no domingo, o festival exibiu episódios da série Deadwax, original do serviço de streaming Shudder, especializado em terror, da rede americana AMC. A premissa lembra a de O Chamado à primeira vista, mas ao invés de morrerem após ver um vídeo, aqui os ouvintes de um certo disco é que se tornam vítimas fatais. À tarde, outro filme chamou a atenção do público, o enigmático francês School's Out. O longa acompanha o stress pós-traumático de alunos superdotados que presenciam o suicídio slencioso de um professor.
Com clima de "cineminha entre amigos", o Fantastic Fest ainda recebe mais títulos importantes, como Climax, Burning e Maus Momentos no Hotel Royale, filme que encerra o evento. Ao longo da semana, mais presenças ilustres estão confirmadas, como de Jonah Hill e Jack Black. Continue acompanhando a cobertura aqui no AdoroCinema e em nossas redes sociais!