Minha conta
    Festival de Toronto 2018: Como fica a corrida do Oscar depois do evento

    Roma? O Primeiro Homem? Lady Gaga? O que vem por aí na corrida pela estatueta mais badalada da sétima arte.

    Acabou no último domingo, 16 de setembro, a 43ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Anualmente, o evento funciona (ao lado de Veneza e Telluride) como uma espécie de porta de entrada da temporada de premiações. Em 2017, Toronto exibiu inúmeros filmes que foram acabar na corrida pelo Oscar, como A Forma da Água, Lady Bird – A Hora de Voar, Três Anúncios Para um CrimeMe Chame Pelo Seu Nome e O Destino de uma Nação. E a mesma coisa deve acontecer este ano...

    AdoroCinema marcou presença no TIFF pelo quinto ano seguido. E traz para vocês uma análise das principais categorias da Oscar com base no que assistimos no evento canadense.

    MELHOR FILME

    Vencedor do Festival de Veneza, Roma também foi um dos destaques do TIFF. E é quase presença certa nas indicações da Academia. Na verdade, a única interrogação com relação ao longa é o fato de ser uma produção da Netflix. O filme mexicano também é nome certo na disputa de Melhor Filme Estrangeiro.

    Outro filme que chegou fazendo barulho foi O Primeiro Homem, exibido dois anos após La La Land - Cantando Estações conquistar o prêmio de audiência do festival. Não por acaso, o longa sobre a chegada do homem na Lua é a mais nova parceria entre o diretor Damien Chazelle e o ator Ryan Gosling

    E se La La Land está de volta, Moonlight chega junto! O diretor Barry Jenkins também deve chegar na temporada de premiações com If Beale Street Could Talk. No entanto, o filme não parece ter a mesma força do trabalho anterior do cineasta. Green Book e Beautiful Boy são outros bons longas do TIFF com chance de chegar forte na disputa.

    Fechando a lista dos principais filmes de Toronto com potencial oscarizável, não dá pra esquecer do belo musical Nasce uma Estrela.

    MELHOR ATRIZ

    Falando em Nasce uma Estrela... Lady Gaga surge sim como uma das fortes concorrentes ao Oscar 2019. A cantora arrasa em cena, inclusive as mais dramáticas. Em um ano sem uma franca favorita, o carisma da estrela do pop pode sim ajudar na corrida.

    A leva do TIFF também trouxe grandes atuações de Melissa McCarthy (Can You Ever Forgive Me?), Julia Roberts (Ben is Back), Keira Knightley (Colette), Viola Davis (As Viúvas), Amandla Stenberg (The Hate U Give) e Yalitza Aparicio (Roma).

    A paixão dos membros da Academia por transformações também pode ajudar Nicole Kidman (Destroyer) na disputa, mas o filme não foi tão bem recebido pela crítica.

    MELHOR ATOR

    Dentre os atores, a corrida parece ainda mais disputada com base nos filmes de Toronto. Nomes como Bradley Cooper (Nasce uma Estrela), Ryan Gosling (O Primeiro Homem) e Steve Carell (Beautiful Boy) surgem com força.

    E o evento ainda apresentou algumas outras possibilidades, como Viggo Mortensen (Green Book), Hugh Jackman (The Front Runner) e Stephan James (If Beale Street Could Talk). E ainda tem o jovem Lucas Hedges, que arrasa em dois cultuados filmes do ano: Ben is Back e Boy Erased

    Correndo por fora, Robert Redford está bem em The Old Man & the Gun, filme precisamente escolhido para representar sua despedida da tela grande. Se a Academia quiser honrar este grande nome, ele pode sim ser uma possibilidade.

    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

    Nicole Kidman pode concorrer na categoria de Melhor Atriz por Destroyer, mas ela tem maiores chances pelo trabalho como coadjuvante em Boy Erased. Mas ela não está sozinha! Claire Foy (O Primeiro Homem) e Regina King (If Beale Street Could Talk) são outros nomes bem fortes na disputa.

    Elizabeth Debick (As Viúvas), Vera Farmiga (The Front Runner), Regina Hall (The Hate U Give) e Marina de Tavira (Roma) também se destacam, mas não parecer possuir muito fôlego para a temporada de premiações.

    MELHOR ATOR COADJUVANTE

    A corrida dos atores coadjuvante também surge com nomes fortes. Do jovem Timothee Chalamet (Beautiful Boy) ao veterano Sam Elliott (Nasce uma Estrela), isso sem esquecer do já oscarizado Mahershala Ali (Green Book).

    Outros nomes que podem surgir com certa força são Richard E. Grant (Can You Ever Forgive Me?), Matthew McConaughey (White Boy Rick) e Russell Crowe (Boy Erased).

    Michael Shannon (What They Had), Russell Hornsby (The Hate U Give) e Jamie Dornan (A Private War) seriam grandes zebras, mas também não podem ser deixados de lado. 

    MELHOR DIRETOR

    Alfonso Cuaron (Roma) e Damien Chazelle (O Primeiro Homem) são os nomes que já podem ter certeza que vão receber uma indicação ao Oscar 2019. Eles são seguidos de perto por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela).

    Barry Jenkins (If Beale Street Could Talk), Peter Farrelly (Green Book) e Felix Van Groeningen (Beautiful Boy) seguem de perto. Enquanto que Steve McQueen (As Viúvas) e Marielle Heller (Can You Ever Forgive Me?) aparecem um pouco mais atrás na disputa.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top