Uma versão restaurada do longa Metrópolis será exibida em 15 de setembro, no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, localizado em Niterói, no Rio de Janeiro. Além disso, a trilha sonora original do filme será executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Nacional.
O clássico dirigido pelo alemão Fritz Lang se passa no ano de 2026, com a população mundial dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operaria, que vive num mundo subterrâneo, escravizada pelas monstruosas máquinas que fazem a cidade funcionar a todo vapor. Quando Freder (Gustav Fröhlich), o único filho do governador de Metrópolis, se apaixona por Maria (Brigitte Helm), a líder dos operários, tem inicio uma luta de classes nunca antes vista.
Considerado um dos cineastas mais notórios de todos os tempos, Lang dirigiu mais de 40 filmes na Alemanha e nos Estados Unidos. Já a OSN nasceu em janeiro de 1961, como parte da Rádio MEC. Atuou por muitos anos no sistema de radiofusão, divulgando a música brasileira de concerto. Em 1984, foi integrada à Universidade Federal Fluminense, onde dá continuidade à sua missão de preservar e apresentar para o público obras de compositores nacionais e estrangeiros.
Ficou curioso? Os ingressos para o evento, que comemora os 50 Anos do Cine Arte UFF, tem valor de R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e servidores da faculdade).