Ganhou o favorito! Roma, de Alfonso Cuarón, levou para casa o Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza. Trata-se do segundo ano consecutivo em que um filme dirigido por um mexicano vence o festival, já que, em 2017, o laureado fora A Forma da Água, de Guillermo del Toro - que, meses depois, também ganharia o Oscar de melhor filme e mais três estatuetas douradas.
A bem da verdade, Roma liderava as apostas desde o anúncio dos filmes candidatos ao cobiçado Leão de Ouro. Primeiro pelas características do filme, um drama em preto e branco sobre uma família de classe média na Cidade do México dos anos 1970. Segundo pelo prestígio de seu diretor, Alfonso Cuarón, que abriu o Festival de Veneza cinco anos atrás, com Gravidade. Terceiro pela queda de braço entre o Festival de Cannes e a Netflix, que impediu que o longa-metragem fosse exibido na Croisette neste ano.
Com a vitória, Roma é o primeiro filme da Netflix a vencer uma premiação de renome. Com exibições agendadas nos festivais de Toronto e Nova York, o longa-metragem ganhará uma (enxuta) exibição nos cinemas norte-americanos, de olho em potenciais indicações ao próximo Oscar. Será que, desta vez, a Academia deixará de lado a birra com filmes lançados no streaming?
Confira abaixo os demais premiados no Festival de Veneza 2018!
LEÃO DE OURO
Roma
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI
MELHOR DIREÇÃO
Jacques Audiard (The Sisters Brothers)
MELHOR ATOR
Willem Dafoe (At Eternity's Gate)
MELHOR ATRIZ
Olivia Collman (The Favourite)
MELHOR ROTEIRO
Joel e Ethan Coen (The Ballad of Buster Scruggs)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
PRÊMIO MARCELLO MASTROIANNI DE REVELAÇÃO
Baykali Ganambarr (The Nightingale)
Mostra Orizzonti:
MELHOR FILME
MELHOR DIREÇÃO
MELHOR ATOR
Kais Nasif (Tel Aviv on Fire)
MELHOR ATRIZ
Natalya Kudryashova (The Man Who Surprised Everyone)
MELHOR ROTEIRO
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
MELHOR CURTA-METRAGEM
Kado
LEÃO DO FUTURO - MELHOR FILME ESTREANTE