O diretor italiano Luciano Silighini Garagnani causou polêmica no Festival de Veneza no último sábado (01). O cineasta compareceu à pré-estreia de Suspiria, de Luca Guadagnino, usando uma camisa estampada com a frase "Weinstein é inocente" e com uma foto do produtor.
Segundo informa o Daily Beast, Gargnani é um cineasta italiano conhecido por dar apoio ao partido republicano e à política neoliberalista de Silvio Berlusconi na Itália. No tapete, aparece ao lado dele o ator Paolo Riva, também demonstrando o seu apoio a Weinstein ao apontar para a camisa.
Em declaração concedida ao Deadline, o diretor do festival Alberto Barbara disse que trata-se de uma "jogada estúpida."
Antes um dos produtores de maior respaldo em Hollywood, Harvey Weinstein foi acusado de abuso e assédio por dezenas de mulheres no fim do ano passado, após reportagens investigativas condizidas pelo The New York Times e pela New Yorker. As denuncias foram o estopim do movimento Time's Up e deram visibilidade ao #MeToo, que visa dar apoio e visibilidade a mulheres que sofrem abuso. Atitudes como a do diretor italiano provam que, ainda após tudo isso, a indústria continua sendo um lugar inseguro.