Hollywood parece determinada a cumprir o potencial de ficção científica distópica da humanidade. De acordo com informações do Deadline, o diretor Tony Kaye (A Outra História Americana) irá treinar um robô de verdade para interpretar o protagonista de seu próximo projeto, a inteligência artificial que estrelará a comédia 2nd Born.
Segundo o periódico estadunidense, a máquina receberá ensinamentos sobre diversas técnicas e métodos de atuação, tornando-se completamente apta a desempenhar todas as funções que atores de carne e osso exercem. Kaye teve a ideia de utilizar um robô de verdade quando decidiu abrir mão dos efeitos computadorizados e acredita que sua pioneira iniciativa pode ser impactante o suficiente para que o SAG, o Sindicato de Atores dos Estados Unidos, reconheça a empreitada. Vem aí o Oscar de Melhor Robô?
Maiores informações sobre a sequência de 1st Born, inusitada comédia iraniana com Val Kilmer e Tom Berenger, ainda não foram divulgadas, mas o que é relevante notar neste caso é como a indústria cinematográfica cada vez mais tende às explorações robóticas Vale lembrar que recentemente foi divulgado que a Imagineering, laboratório de pesquisas da Disney, está desenvolvendo dublês robôs que podem praticamente voar e que devem ocupar as funções mais perigosas dos sets de filmagens no futuro.
Será preciso aguardar para ver que implicações éticas e filosóficas os novos desenvolvimentos acarretarão. De qualquer forma, já é interessante começar a estocar mantimentos em casa na eventualidade de um apocalipse à la O Exterminador do Futuro e, acima de tudo, ler um pouco de Isaac Asimov e continuar acompanhando a série Black Mirror.