Existem alguns filmes cujas narrativas são bastante longas, tais como ...E o Vento Levou ou Lawrence da Arábia; entretanto, a duração destes épicos hollywoodianos não é nada em comparação às das experimentações mais recentes do cinema mundial. Para fazer inveja às gigantescas obras do cineasta filipino Lav Diaz (Norte, o Fim da História), o CineBH 2018 exibirá, como um de seus principais destaques, o monumental La Flor, drama de 14 horas de duração (!) do diretor argentino Mariano Llinás (Histórias Extraordinárias).
Dividido em três partes para ser exibido na mostra da capital mineira, o longa-metragem mais longo dos últimos anos ganhou o prêmio máximo do BAFICI, principal festival argentino, está em cartaz em Locarno e também viajará para Nova Iorque. Na estrutura em si da obra de Llinás, a divisão é realizada em seis seções narrativas diferentes: quatro que não terminam, uma que se encerra mas não começa e uma outra que tem uma conclusão - pelo menos uma história "tradicional", para variar. Outra importante pré-estreia, aliás, é a de Sol Alegria, filme com Ney Matogrosso, que estará presente em Belo Horizonte.
La Flor chega como principal destaque da produtora argentina El Pampero Cine, que será homenageada na mostra com a exibição de A Mulher dos Cachorros. Além de pré-estreias nacionais e internacionais, o CineBH 2018 também contará com sessões de clássicos da sétima arte, descobertas da cinematografia latino-americana, palestras, masterclasses e oficinas. O CineBH está marcado para acontecer entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro - fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema e confira os títulos selecionados abaixo:
MOSTRA CONTEMPORÂNEA
Abaixo a Gravidade, de Edgard Navarro
Baixo Centro, de Samuel Marotta e Ewerton Belico
Classical Period, de Ted Fedt
Espera, de Cao Guimarães
Ferrugem, de Aly Muritiba
A Mata Negra, de Rodrigo Aragão
Tempo Comum, de Susana Nobre
PONTES LATINO-AMERICANAS
Antígona, de Pedro González-Rubio
Cocote, de Nelson Carlo
A Telenovela Errante, de Raúl Ruiz e Valéria Sarmiento
CLÁSSICOS NA PRAÇA
Corra que a Polícia Vem Aí!, de David Zucker
Os Embalos de Sábado à Noite, de John Badham