Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível chegará aos cinemas na próxima semana, trazendo de volta os queridos personagens das histórias do Ursinho Pooh. Você certamente se lembra de Pooh (ou Puff, para os íntimos), Tigrão, Ió (ou Bisonho), Leitão, Corujão, Coelho, Can e Guru. Mas você sabia que eles podem ter sido inspirados em transtornos mentais?
É isso mesmo. De acordo com um estudo do Canadian Medical Association, as personalidades dos amados bichinhos de pelúcia de Cristóvão têm muito em comum com doenças da mente. Acredite, isso faz bastante sentido. E depois de perceber as semelhanças entre os transtornos e os personagens, você nunca mais vai ver as histórias do Ursinho Pooh do mesmo jeito.
Ficou curioso? Então confira:
Ursinho Pooh
Segundo a pesquisa do Canadian Medical Association, Pooh poderia ser diagnosticado com os seguintes transtornos:
- Impulsividade com Fixações Obssessivas
O ursinho é obcecado por mel e fará o que for preciso para conseguir o doce, colocando até a si mesmo e seus amigos em risco. Isso faz com que ele ganhe peso, chegando quase a uma obesidade. Seu ganho de peso lhe causou muito constrangimento, mas isso nunca o impediu de comer o próximo pote de mel que ele encontra.
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (DDA)
Pooh tem dificuldade de focar em algo, é desatento, exibe pensamentos dispersos e desordenados, observações aleatórias e esquecimento constante.
- Baixa autoestima
Pooh claramente sofre com baixa autoestima. Esta condição se manifesta na natureza impulsiva de Pooh e insegurança sobre seu peso, gerando timidez. O ursinho também pode estar comendo demais devido à sua baixa autoestima, empurrando esses sentimentos para baixo enquanto consome seu elixir dourado.
Leitão
- Transtorno de ansiedade generalizada
Pobre, Leitão. Ele vive sua vida em um turbilhão de ansiedade e preocupação extrema. Tudo o que acontece ou pode acontecer é motivo de alarme. Movimentos e ruídos repentinos, como os de Tigrão, podem deixar Leitão com medo e colocá-lo para correr e se esconder. Ele prefere os modos calmos e distraídos de Pooh. O personagem mostra sinais de transtorno de ansiedade, que fazem com que ele tenha uma enorme quantidade de estresse, ansiedade e nervosismo em geral, sofrendo até mesmo com gagueira.
- Baixa autoestima
Leitão também poderia sofrer com baixa autoestima, que pode se manifestar em sua ansiedade. Ele ser muito inseguro e medroso pode ainda significar que ele sofreu um grande trauma em sua estima em algum momento de sua juventude.
Tigrão
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (DDA)
O Tigrão é hiperativo e incapaz de controlar sua hiperatividade, sendo muito ativo, mesmo quando precisa de um descanso. Embora ele seja um ímã social entre os personagens, ele é de fato um mau modelo, por ser tão impulsivo. Ele está sempre saltando para onde não é chamado e assume que todos ao seu redor estejam igualmente engajados no que quer que ele esteja fazendo.
Existe ainda uma possibilidade de Tigrão também sofrer de um problema de abuso de substâncias, afinal, está sempre experimentando qualquer substância ou matéria que encontre ao longo de seu caminho no Bosque dos 100 Acres.
Ió
- Depressão
O pobre Ió (ou Bisonho) tem uma visão extremamente negativa da vida. Seu comportamento exemplifica uma depressão severa. Ele está sempre triste e deprimido e raramente expressou emoções positivas como alegria ou empolgação. Mesmo quando coisas boas acontecem, ele vê o lado negativo da situação.
Corujão
- Dislexia
Mesmo que Corujão seja excepcionalmente brilhante e inteligente, ele ainda sofre de dislexia e tem dificuldade com ortografia e leitura. Como ele é o único do Bosque dos 100 Acres que sabe escrever, frequentemente, as palavras estão escritas errado, as letras estão faltando, são trocadas ou mesmo escritas de trás para frente.
- Perda de memória recente
Corujão também tende a esquecer as coisas tão rapidamente quanto as diz, o que caracteriza
perda de memória recente.
- Narcisismo
O personagem é um sabe-tudo, vivendo no pressuposto de que todas as corujas possuem sabedoria. Ele assume esse papel e espera que os outros o vejam como tal. No fundo, ele é inseguro, mas não ousa mostrar isso. Em vez disso, ele exibe arrogância sobre os outros animais, como seu superior. Traços típicos do narcisismo.
Abel
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Abel (também conhecido como Coelho) precisa ter todas as coisas organizadas em todos os momentos, e exibe sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Sua energia nervosa é gasta contando, recontando, organizando e reorganizando tudo e todos em sua vida, para grande aborrecimento de seus amigos. Sempre que algo está fora de lugar ou ordem, pode-se ter a certeza de que vai sentir a ira do coelho. Ele também tem a tendência a se sentir extraordinariamente importante e de super valorizar seu estranho sistema de crenças.
Can
- Fobia social
Can é extremamente protetora de seu filho, Guru. Ela é obcecada em controlá-lo e não o deixa tomar suas próprias decisões ou cometer os próprios erros. Ela teme pela segurança do menino, por isso, é muito superprotetora, e o mantém seguramente enfiado em sua bolsa.
Porém, ela tem boas razões para se sentir ansiosa e ter fobia social — tanto por si, quanto para Guru. Can é uma mãe solteira vivendo em uma sociedade tradicional, e não sabe como será capaz de sustentar seu filho sem um parceiro.
Guru
- Autismo
Guru é superprotegido por sua mãe, Can, e mostra sinais de um possível autismo. Apesar dos conselhos e advertências frequentes de sua mãe a respeito da segurança, o menino frequentemente não se dá conta do que está acontecendo ao seu redor, e entra em perigo. Por vezes, ele também é carente e prefere sentar-se silenciosamente na bolsa de sua mãe, sem muito interesse em se aventurar. Esses dois extremos poderiam colocá-lo em algum lugar no espectro do autismo.
Cristóvão
- Esquizofrenia
Christopher Robin (ou Cristóvão) é o único humano no Bosque dos Cem Acres. E isso é porque todos os outros personagens são seus bichinhos de pelúcia. O mundo inteiro de Pooh é essencialmente uma invenção da sua imaginação. Obviamente, o menino tem uma imaginação extremamente vívida, o que pode sugerir que ele tenha esquizofrenia.
Ao contrário da crença popular, a esquizofrenia não faz com que você veja e ouça coisas que não estão lá. Suas raízes estão em palavras gregas que significam "divisão" e "mente", como em uma divisão da realidade. Ou seja, como os amigos de Cristóvão, que são animais imaginários. Acredita-se que cada um dos personagens se manifesta de acordo com o humor do menino.
E aí, o que achou dessa teoria? Vale lembrar que Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível tem estreia marcada para o dia 16 de agosto.