The Death of Superman, filme animado que adapta o famoso arco dos quadrinhos "A Morte do Superman", fez sua estreia na Comic-Con 2018, que aconteceu dos dias 19 a 22 de julho em San Diego, nos Estados Unidos. O AdoroCinema pôde conferir a animação em primeira mão.
Como o próprio nome do filme já diz, o desfecho é previsível. Porém, o interessante é descobrir como a história é desenvolvida nas telas. Desta vez, o foco é no emocional de Clark Kent (dublado por Jerry O'Connell). Kal-El é namorado de Lois (voz de Rebecca Romijn) e tem dificuldades para deixá-la se aproximar e contar seu segredo, com medo de que ela se torne foco dos inimigos do Homem de Aço. Ele inclusive se aconselha com seus pais — Jonathan e Martha — e com os membros da Liga da Justiça. O herói fica chocado ao descobrir que o Flash contou a Iris, sua futura esposa, sobre sua identidade secreta.
Como na série animada da Liga da Justiça, o personagem do velocista escarlate é um dos destaques da produção e serve como alívio cômico — sendo chamado pelos demais heróis para "limpar" a sujeira que eles fizeram lutando com vilões, e inclusive tem espirituosas piadas, uma delas envolvendo os Jovens Titãs.
O filme ainda faz referências ao sucesso de Mulher-Maravilha no Universo Estendido da DC, e brinca com o fato de que, nas HQs, Clark e Diana Prince formaram um casal. The Death of Superman ainda faz uma homenagem a Margot Kidder no Superman original, com uma icônica cena do helicóptero.
Com diversas participações dos membros da Liga da Justiça — como Ciborgue, Caçador de Marte e Lanterna Verde —, a produção não só denota o relacionamento de Clark com seus colegas super-heróis, mas também como o povo da cidade é devoto ao Homem-Aço, acreditando que ele vai salvá-los sempre, não importa o que aconteça.
Apesar disso, a animação peca em desenvolver o violento vilão Apocalipse. Seu aparecimento acontece às pressas, e sua motivação e origens não são explicadas. Sem contar que a inserção de Lex Luthor na história é clichê e previsível.
A nova versão de "A Morte do Superman" — cuja trama já foi retratada em um filme animado solo do personagem, em 2007, e no live-action em Batman Vs Superman - A Origem da Justiça — possui diversas cenas pós-créditos, que anunciam o lançamento da sequência Reign of the Superman.
Durante o painel da Comic-Con 2018, a equipe comentou sobre trazer essa história à vida mais uma vez, e exaltou que o objetivo era mostrar mais dimensão do personagem do Superman e tornar essa trama mais impactante, inclusive mais emocionante - considerando a reação dos membros da Liga da Justiça e dos civis da cidade. "Capturar o que os leitores sentiram ao ler os quadrinhos pela primeira vez", revelou o produtor e co-diretor Sam Liu.
O elenco ainda revelou que Rebecca Romjin e o Jerry O'Connell possuem química no estúdio de gravação, até mesmo quando estavam dublando ao mesmo tempo. Os dois, que emprestam a voz para Lois e Clark, são casados desde 2007.
O time de dubladores ainda contou com Rosario Dawson (Mulher-Maravilha), Nathan Fillion (Lanterna Verde), Rainn Wilson (Lex Luthor), Jason O’Mara (Batman), Christopher Gorham (Flash), Matt Lanter (Aquaman), entre outros nomes de peso.
Também foram revelados os lançamentos de três outros filmes animados da DC Comics para 2019: Justice League vs. The Fatal Five; Wonder Woman: Bloodlines, e Batman: Hush.
The Death of Superman foi lançado em formato digital no dia 24 de julho, nos Estados Unidos, e chegará em home-video em 7 de agosto. Já Reign of the Superman tem previsão de lançamento para o início de 2019.