A organização do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acaba de anunciar a programação e datas da 13ª edição do evento. Com homenageados como o brasileiro Jeferson De e a argentina Inés Efron, acontecerá entre os dias 25 de julho e 1º de agosto.
Incluindo produções feitas na América Latina e no Caribe, ao todo, serão exibidos 77 filmes, entre eles alguns títulos inéditos no Brasil.
O homenageado cineasta brasileiro será o responsável pela sessão de abertura no Memorial da América Latina, no dia 25 de julho, com a estreia de Correndo Atrás - que já teve lançamentos internacionais nos festivais Pan African de Los Angeles e African Film Festival de Nova York. O elenco traz nomes como Aílton Graça, em seu primeiro protagonista no cinema, Juan Paiva, Juliana Alves, Hélio de LaPeña e Lázaro Ramos.
Jeferson De também organiza uma retrospectiva de seus filmes e um debate sob o tema “A Criação Audiovisual nos Filmes Afrodescendentes Brasileiros”.
Fora isso, a organização selecionou quatro longas estrelados por Inês Efron para a homenagem. Entre eles o filme O Menino Peixe, de 2009, no qual a argentina interpreta uma adolescente apaixonada pela empregada da família.
A programação inclui também a produção mexicana Urso Polar, eleito melhor filme no Festival de Morélia e inédito no Brasil, e Mulheres do Caos Venezuelano da diretora venezuelana Margarita Cadenas selecionado para festivais da Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Suíça e França.
O 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem curadoria e direção assinadas por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. Confira a programação completa no site oficial do evento.