Cate Shortland foi a escolhida pela Marvel Studios para dirigir o filme solo dedicado à Viúva Negra. Segundo informações do site The Hollywood Reporter, a diretora foi selecionada depois de uma busca que envolveu entrevistas que duraram mais de seis meses e contaram com entrevistas da Marvel com mais de 70 candidatas à cobiçada vaga. Desde quando o projeto foi anunciado, era uma prioridade do estúdio comandado pelo produtor Kevin Feige que um filme sobre a heroína tivesse a direção de uma mulher.
A cineasta australiana que irá comandar as filmagens com Scarlett Johansson é mais conhecida pela direção do drama Lore (2012), filme sobre a filha adolescente de um casal de nazistas que vaga pelas florestas da Alemanha enquanto tropas de Aliados avançam no final da Segunda Guerra Mundial. A cineasta já foi indicada à Câmera de Ouro no Festival de Cannes por pelo drama romântico Somersault (2004), venceu o prêmio do público no Festival de Locarno com Lore e concorreu ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance com A Síndrome de Berlim (2017).
O filme do Universo Cinematográfico Marvel será o primeiro projeto de grande orçamento da carreira da realizadora. Tem sido uma tendência da Marvel escolher para os seus filmes cineastas menos conhecidos e com trajetórias marcadas pela experiência com cinema independente, como aconteceu em Thor: Ragnarok e Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Outras diretoras que quase chegaram perto de dirigir o filme sobre a Viúva Negra foram Amma Asante (A United Kingdom) e Maggie Betts (Novitiate). Melanie Laurent (Galveston) e Kimberly Peirce (Meninos Não Choram) também foram consideradas para a vaga.
Ainda segundo o THR, Johansson foi uma das maiores entusiastas pela entrada de Shortland no projeto, uma vez que a atriz é fã do trabalho da cineasta em Lore pela maneira que ela conduziu uma história focada em uma personagem feminina.
Jac Schaeffer é a autora da versão mais recente do roteiro do filme sobre a Viúva Negra. A roteirista também assina o texto da comédia The Hustle, remake feminino de Os Safados (1988) com Rebel Wilson e Anne Hathaway nos papéis principais.
Johansson já interpretou Natasha Romanoff no Universo Cinematográfico Marvel em sete filmes (considerando a brevíssima aparição em Thor: Ragnarok), sendo o chocante Vingadores: Guerra Infinita (2018) o mais recente deles. A primeira aparição da atriz como Viúva Negra na franquia se deu em Homem de Ferro 2 (2010).
Entre os projetos ainda inéditos de Johansson estão Vingadores 4 (ainda sem título oficial), a sátira Jojo Rabbit, um novo filme de Noah Baumbach e o controverso drama baseado em fatos reais Rub & Tug, no qual a atriz vai interpretar um homem trans.