Quando você pensa em Lázaro Ramos, logo lembra daquele sorrisão do ator, não é mesmo? Então é bem curioso descobrir que ele será responsável por dublar O Grinch, nova aventura do ser verde mais rabugento durante o Natal!
Dirigida pela dupla Peter Candeland e Yarrow Cheney, a animação inspirada no personagem criado por Dr. Seuss (e popularizado mundialmente por Jim Carrey) mostra Grinch determinado a roubar o Natal da cidade de Quemlândia. Confira o trailer dublado acima, já com a voz do astro de Mister Brau! Em entrevista exclusiva para o AdoroCinema, Lázaro Ramos conta como ficou animado com a oportunidade (principalmente para levar os filhos ao cinema a fim de ver o "paizão") e quais são os desafios que encontra na dublagem:
Como surgiu o convite para participar da dublagem nacional de O Grinch?
Lázaro Ramos: Me ligaram convidando para fazer o teste, na verdade, e fiquei animadíssimo, pois é um personagem de quem eu particularmente gosto muito. E fiquei feliz também com a possibilidade de fazer um papel que traz a chance de mudar a sua voz. É um personagem que eu sempre achei legal, porque é o mal-humorado de bom coração.
Você falou que já conhecia o personagem. Seria pelo filme com Jim Carrey ou pelo livro original?
Lázaro Ramos: Eu conhecia pelo Jim Carrey e dei umas folheadas no livro enquanto viajei, então entendi esse fenômeno que ele é lá fora. Naturalmente, com dois filhos pequenos, aumenta o desejo para fazer, pois dá vontade de levá-los para o cinema e te assistirem de alguma maneira. Porque eu nunca fiz um filme, fora As Aventuras do Avião Vermelho, que meus filhos possam ver, porque não têm a idade necessária. Agora eu falei 'Enfim vocês vão poder ver seu pai no cinema. Vai estar verde, mas é seu pai!'.[Risos]
Na versão original, O Grinch será dublado pelo Benedict Cumberbatch. Está preocupado com as comparações?
Lázaro Ramos: Por enquanto, só dublei o trailer e algumas cenas para o teste. Mas não dá para ter muito desse aprisionamento não. O texto tem uma coisa muito bacana; pois o Grinch muda de humor rapidamente, então isso já dita o jeito de você falar. Eu vou me apegar muito ao roteiro. Focar nesse cara que está fazendo um plano que vai totalmente errado, ou então que é mal-humorado em um momento; e de repente fica carente. Eu vou me guiar por isso.
Você já teve experiências com dublagem antes, mas essa será a primeira vez dando voz ao protagonista de uma obra. Qual você acha que será sua maior dificuldade?
Lázaro Ramos: Acho que vai ser os técnicos conseguirem me parar, porque toda vez que dublei, fico querendo fazer, refazer e refazer. Me divirto como se fosse uma criança. Esse negócio de desenho animado é super legal, porque às vezes tem uma respiração que já transforma a cena. E eu adoro dublar! Só havia tido duas oportunidades. Uma, que eu fiz há quase vinte anos, se chama Destino de Miguel, que era uma brincadeira na internet redublando Shakespeare Apaixonado, lá no começo de Youtube. Depois eu dublei uma participação pequena em As Aventuras do Avião Vermelho. E lá foi o oposto, pois eu gravei as falas e o filme foi desenhado em cima do meu áudio. Já nesse [O Grinch] tem uma coisa muito instigante de ver o traço do desenhista e tentar acompanhar. Ver como você acrescenta alguma coisa naquilo que já vem pronto. E é uma parte lúdica do nosso trabalho, né? É um jeito lúdico de vivenciar o trabalho de ator.
Pelo trailer, já dá para ver que esta é uma animação que aposta muito no humor, um estilo no qual você tem trabalhado recentemente. Qual é sua relação com a comédia?
Lázaro Ramos: Eu gosto muito. O começo da minha carreira, principalmente, passou muito pelo humor, então eu me divirto. E acho que é o momento da minha profissão em que mais me transporto para a criança que eu fui, é uma coisa que me faz muito bem. Então, eu sempre procuro revezar entre o drama e o humor, porque traz saúde, sabe? É quase terapêutico fazer humor para mim.
E fica a pergunta que não quer calar: Você é um Grinch ou gosta do espírito natalino?
Lázaro Ramos: [Risos] Caramba, vou te falar, eu até gosto do espírito natalino, mas fico um pouco incomodado com obrigações. Não tenho uma tradição de todo o Natal ser do mesmo jeito, às vezes digo até 'Aí gente vamos mudar, vamos vestir cinza ou azul esse ano', mas a família tem muito apego e eu cedo. Fico feliz na festa, mas tem um mal-humoradinho de bom coração junto de mim também.
O Grinch chega aos cinemas em 8 de novembro.