A única brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro, será a homenageada no 17º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, evento anual organizado pela Academia Brasileira de Cinema. A ocasião concide com o ano em que a estrela de Central do Brasil completa 75 anos de carreira.
O cineasta Carlos Diegues (Deus É Brasileiro e Orfeu) — que trabalhou com Montenegro na comédia Veja esta Canção — manifestou sua aprovação à escolha da homenageada da vez escrevendo um texto dedicado à consagrada atriz dos cinemas e da televisão brasileiras. O diretor chegou a comparar a estrela de O Auto da Compadecida com grandes nomes da sétima arte:
"Tecnicamente, Fernanda é uma atriz, deusa dos palcos, de todas as telas grandes e pequenas. (...) No Brasil ou por aí, poucas mulheres nos deram o que Fernanda já nos deu e continua a dar, incansável narradora de almas. Pode ser que Bette Davis ou Jeanne Moreau tenham chegado perto; como perto há de ter chegado Cacilda Becker. Mas Fernanda é só ela.", escreveu.
Montenegro fez sua última aparição nos cinemas com o documentário Todos os Paulos do Mundo. Os próximos trabalhos da atriz os cinemas são os dramas O Beijo no Asfalto, dirigido por Murilo Benício e previsto para novembro de 2018, e A Vida Invisível, ainda sem data de estreia.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018 acontecerá em 18 de setembro, na Cidade das Artes, e será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil. Os filmes que vão concorrer à premiação ainda não foram divulgados.