O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema acontece a partir do dia 4 de julho em São Paulo, celebrando o protagonismo feminino à frente e atrás das câmeras. Além de exibir filmes estrelados e/ou dirigidos por mulheres, a primeira edição da mostra homenageia a atriz brasileira Zezé Motta, conhecida por interpretar a personagem-título em Xica da Silva.
O evento, que terá como produção de abertura o documentário Que Língua Você Fala?, é realizado em um cenário em que a presença das mulheres ainda é pouco notada, apesar do crescimento do mercado audiovisual no Brasil — cerca de 9% ao ano, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Considerando isso, a sigla 'FIM' por si só é um grito de reinvindicação e resistência, já que menos de 17% das produções lançadas comercialmente no país foram dirigidas por elas.
“Precisamos lançar luz sobre as mulheres do Brasil e do mundo que estão ocupando dois lugares de poder na indústria do cinema: a direção e o longa-metragem. Ao reunir estas mulheres, o FIM cria um espaço de fruição, reflexão e potencial de transformação do quadro de desigualdade entre homens e mulheres que vivemos hoje”, afirma a idealizadora do evento, Minom Pinho.
O 1º FIM acontece entre 4 e 11 de julho, no CineSesc e no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, e conta com cursos e uma agenda de encontros com profissionais da área audiovisual. A programação é composta por 28 filmes, nacionais e internacionais. Confira abaixo as exibições das mostras competitivas, com produções de mulheres realizadas nos últimos 18 meses:
Mostra Competitiva Nacional
Baronesa, de Juliana Antunes | Crítica
Como É Cruel Viver Assim, de Julia Rezende
Desarquivando Alice Gonzaga, de Betse de Paula | Crítica
O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva, de Letícia Simões
O Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla
SLAM: Voz de Levante, de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva
Mostra Competitiva Internacional
Jovem Mulher, de Léonor Serraille | Crítica
Esplendor, de Naomi Kawase | Crítica
Diário da Minha Cabeça, de Ursula Meier e Fanny Ardant
Tesoros, de María Novaro
Colo, de Teresa Villaverde | Crítica
Vergel, de Kris Niklison
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