A crise de segurança que abate a cidade do Rio de Janeiro será tema do longa-metragem Intervenção, que começou a ser filmado na capital carioca na última segunda-feira (25). Dirigido por Caio Cobra, o filme tem um roteiro assinado por Rodrigo Pimentel. Ex-capitão da PM que atuou no BOPE, Pimentel é um dos autores de Elite da Tropa, livro que narra experiências reais de agentes da lei em operações em favelas do Rio e inspirou os filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, de José Padilha.
Também baseado em fatos reais, Intevenção será estrelado por Marcos Palmeira, que vive o Major Douglas, e Bianca Comparato, que interpreta a soldado Larissa. Personalidades como Zezé Motta, Dandara Mariana, Juliana Araújo, Rainer Cadete, Babu Santana e Antonio Grassi completam o elenco.
As filmagens estão em curso na comunidade Tavares Bastos, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta da trama é apresentar a rotina dos policiais que trabalham nas UPPs — Unidade de Polícia Pacificadora — e as relações entre o poder público, os traficantes de drogas, milicianos e cidadãos que estão no meio do fogo cruzado.
A personagem de Comparato, Larissa, é uma jovem recém-concursada que leva fé no potencial transformador das UPPs até ser confrontada com o dia a dia na PM sob o comando do Major Douglas (Palmeira). Irmã de uma ativista (Mariana) que atua em uma ONG de defesa dos Direitos Humanos, Larissa se vê numa espiral de violência, frustração e exposição quando vídeos da ação policial ganham os meios de comunicação.
Intevenção será filmado ao longo de quatro semanas e estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de novembro de 2018.