Após causar controvérsia e revolta na internet por causa da remoção de Li Shang, visto por muitos como um ícone bissexual, a Disney não tomou conhecimento da polêmica, seguiu em frente e já assegurou o novo protagonista masculino de Mulan: de acordo com informações do The Hollywood Reporter, o ator sino-neozelandês Yoson An será o responsável por viver Chen Honghui, soldado que é inicialmente rival e depois se torna interesse amoroso da protagonista (Liu Yifei) no live-action.
A movimentação do estúdio provocou a ira dos fãs por causa da substancial alterção tonal dos arcos narrativos tangenciais à subtrama romântica de Mulan. Enquanto na aclamada animação original o afeto entre Li Shang e a guerreira é desenvolvido sem um sentimento de competitividade, a versão live-action vai gerar um romance a partir de uma narrativa de rivalidade e antagonismo - o que foi visto por muitos como uma forma de aplacar e diluir os subtextos bissexuais inseridos no material original.
De uma forma ou de outra, Mulan continua com força total em direção às telonas. Coestrelada por Jet Li, Donnie Yen e Gong Li, a aventura dirigida por Niki Caro (Encantadora de Baleias) tem previsão de estreia para o dia 27 de março de 2020.