A edição deste ano do Cine PE - Festival do Audiovisual começa nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, em Recife. O tradicional evento cinematográfico pernambucano terá suas primeiras projeções após ser brevemente adiado em função da crise de abastecimento de combustíveis, alimentos e outros produtos relacionada à greve dos caminhoneiros.
Ao finalmente ter início no clássico cinema São Luiz, templo da sétima arte no bairro de Boa Vista, o Cine PE dará início a uma programação que conta com mostras competitivas de longas e curtas, uma mostra infantil e uma mostra dedicada à obra da cineasta Kátia Mesel.
A comédia Mulheres Alteradas, encabeçada por um elenco que traz Deborah Secco, Alessandra Negrini, Monica Iozzi e Maria Casadevall, será exibida fora de competição na abertura do Cine PE, que chega a sua 22ª edição neste ano.
Na competição de longas, a curadoria selecionou os filmes Os Príncipes, de Luiz Rosemberg Filho; Henfil, de Angela Zoé; Meu Tio e o Joelho de Porco, de Rafael Terpins; Marcha Cega, de Gabriel Di Giacomo; Christabel, de Alex Levy-Heller; e Dias Vazios, de Robney Bruno Almeida para a disputa pelo cobiçado Troféu Calunga.
Com cobertura do AdoroCinema, o evento começa nesta quinta e vai até o dia 5 de junho, terça-feira.
Além de Kátia Mesel, a atriz Cássia Kis e o ator Rodrigo Santoro também serão homenageados no evento pelo conjunto de suas obras.