O festival de Cannes 2018 está chegando à metade, e nos bastidores da Croisette já se ouvem as primeiras especulações: já foi apresentada a Palma de Ouro este ano? Quais filmes têm mais chances de vencer? Quais são os favoritos?
Dois termômetros costumam ser usados pelos cinéfilos: os quadros de imprensa da revista Screen e Le Film Français. No primeiro caso, dez críticos europeus e asiáticos dão notas a todos os filmes da mostra competitiva. No segundo veículo, apenas a imprensa francesa é consultada.
Por enquanto, entre as cotações do Screen, o favorito é The Image Book, de Jean-Luc Godard. A obra experimental que combina cenas de cinema e imagens de guerra recebeu uma nota média de 3/4, superando por pouco o 2.9 de Cold War e de Ash is Purest White. A baixa média geral indica que, para os jornalistas selecionados, ainda não apareceu um filme consensual, que se sobressaia em relação aos demais. O mais surpreendente é ver dois filmes com notas muito baixas, caso do egípcio Yomeddine e do espanhol Todos Lo Saben, ambos com 1.8.
Para o Le Film Français, a situação é diferente. A imprensa local prefere Summer, biografia russa sobre o roqueiro soviético Viktor Tsoi. O drama recebeu seis notas máximas, superando com facilidade as duas notas máximas de Ash is Purest White, Cold War e The Image Book. Entre os franceses, as notas mais baixas por enquanto pertencem a Yomeddine.
Talvez o belo 3 Faces, de Jafar Panahi, exibido após a publicação destes quadros, deixe a disputa mais acirrada. Nossos favoritos, por enquanto, ainda são o polonês Cold War, o chinês Ash is Purest White e o iraniano 3 Faces.
Qual deles pretende ver nos cinemas?
Leia as nossas críticas
Ash is Purest WhiteCold War
LetoLos Silencios
Todos lo Saben
WildlifeYomeddine