A comunidade cinematográfica internacional está de luto pela perda de uma de suas mais lendárias figuras femininas. Faleceu na última terça-feira, dia 10, a montadora Anne V. Coates. A editora vencedora do Oscar por um dos maiores clássicos da sétima arte, Lawrence da Arábia, tinha 92 anos e morreu de causas naturais (via Variety).
Por mais que não seja um nome conhecido pelo grande público, Coates atingiu vasto reconhecimento em Hollywood por revolucionar técnicas de montagem e por dar um ritmo preciso e inventivo para as obras nas quais trabalhou. Mas a editora certamente atingiu um dos ápices de sua carreira com seu trabalho no épico de David Lean - o negativo tinha quase 50 quilômetros de comprimento - e por ter criado um dos cortes mais famosos e influentes da história do cinema. Confira a cena em questão de Lawrence da Arábia, estrelado por Peter O'Toole, abaixo:
Coates recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra de 2016 e foi indicada a outras quatro estatuetas da Academia por seus trabalhos em Becket, o Favorito do Rei, O Homem Elefante, Na Linha de Fogo e Irresistível Paixão.