Por mais que a Netflix tenha se retirado do Festival de Cannes após a mudança do regimento do evento francês, que agora estipula que todos os concorrentes à Palma de Ouro sejam lançados nas salas de cinema locais antes de serem exibidos via plataformas de streaming, isso não quer dizer que a gigante do entretenimento não comparecerá à Croisette - muito pelo contrário, na verdade. Segundo informa a Variety, a Netflix planeja adquirir os direitos de distribuição de Todos Lo Saben, filme de abertura de Cannes 2018.
De acordo com as novas regras, a companhia de streaming não pode submeter nenhum título à mostra principal - a Netflix também se afastou das seções Um Certo Olhar e Fora de Competição - caso não modifique sua estratégia de exibição, tradicionalmente voltada à sua plataforma; atualmente, a empresa só poderia lançar uma obra em Cannes via streaming três anos após a saída do longa em questão do circuito exibidor das salas francesas. Por outro lado, o estatuto do Festival de Cannes não impede que a Netflix adquira os títulos que estarão à venda durante a mostra, como é o caso do mais novo suspense de Asghar Farhadi (O Apartamento), coestrelado por Javier Bardem, Penelope Cruz e Ricardo Darín.
Todos Lo Saben já tem distribuição garantida na França, o que também permite que a Netflix compre os direitos de exibição do thriller espanhol em outros territórios. Caso este acordo se concretize - ou virtualmente qualquer outro envolvendo a gigante do streaming, uma vez que Ted Sarandos já declarou que sua companhia estará negociando na Croisette -, a disputa Netflix vs Cannes, iniciada após a polêmica seleção de Okja e Os Meyerowitz no ano passado, ganhará mais um inflamado capítulo. Agora, resta aguardar para saber quais serão os próximos passos da companhia, que retirou títulos como Roma, de Alfonso Cuarón, e The Other Side of The Wind, filme perdido de Orson Welles, da mostra francesa.
O Festival de Cannes 2018 ocorre entre os dias 8 e 19 de maio - fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema!