Que me desculpem os Ents de O Senhor dos Anéis, mas não há na sétima arte outra árvore humanoide com o mesmo carisma, charme e simpatia que o Groot dos filmes do Universo Marvel Cinematográfico. Seja como adulto, bebê ou adolescente, o personagem roubou a cena em todos os filmes que apareceu até então.
O querido herói de madeira é criado digitalmente em CGI na pós produção. Suas nada complexas linhas de diálogo são dubladas por Vin Diesel, mas a participação do ator de Velozes & Furiosos para por aí. Entretanto, isso não significa que não exista uma versão materializada do Groot em algum lugar — sem contar com os cosplays, é claro.
Um parque localizado na região de Cusco, no Peru, inaugurou duas estátuas dedicadas ao companheiro de Rocket Raccoon. Uma delas representa o personagem em sua forma adulta, apresentada ao público em Guardiões da Galáxia (2014), e a outra mostra o personagem como o Baby Groot, adorável "filhote" botânico do Groot que ganha a tela Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017).
As esculturas gigantes estão localizadas no Humedal de Huasao, parque que fica na cidade de Oropesa, a 30 minutos da cidade de Cusco. As estátuas foram inauguradas depois que o parque passou por um projeto de revitalização e recuperação do ecossistema.
Além do Groot, há também uma escultura do Barbárvore, líder dos Ents que aparece em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002) e em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003).
O diretor James Gunn, responsável pelos dois filmes dos Guardiões da Galáxia e pela sequência que estreia em 2020, publicou a imagem do Groot gigante encontrado no Peru acompanhado de um emoji de coração. A publicação teve mais de 35 mil curtidas.