A ACID (Association du Cinéma Independent pour sa Diffusion, ou Associação para a Difusão do Cinema Independente, em tradução livre) chegou para reforçar a participação feminina no Festival de Cannes 2018. Divulgada hoje, a lista oficial de selecionados para a mostra paralela à Competição Oficial do prestigiado evento francês tem por objetivo destacar a produção indie local e internacional, e trará 6 obras dirigidas e/ou codirigidas por mulheres.
Em sua 26ª edição, a mostra da ACID em 2018 também vai trazer um foco especial sobre o cinema português além de dar maior visibilidade às obras de realizadores independentes - Alain Gomis e Serge Bozon são apenas alguns dos nomes destacados pela iniciativa da associação -, que geralmente não conseguem adentrar o disputado mercado exibidor francês, facilitando a distribuição no circuito geral. E, por fim, a mostra também trará uma sessão especial do documentário Reprise para comemorar os 50 anos dos protestos franceses de maio de 1968. Confira a lista completa abaixo:
ACID 2018
L’Amour Debout, de Michaël Dacheux
Bad Bad Winter, de Olga Korotko
Cassandro The Exotico!, de Marie Losier
Dans La Terrible Jungle, de Caroline Capelle & Ombline Ley
Il Se Passe Quelque Chose, de Anne Alix
Seule A Mon Mariage, de Marta Bergman
Un Violent Désir De Bonheur, de Clément Schneider
We The Coyotes, de Hanna Ladoul & Marco La Via
FOCO PORTUGAL
Verão Danado, de Pedro Cabeleira
Terra Franca, de Leonor Teles
SESSÃO ESPECIAL
Reprise, de Hervé Le Roux
As exibições do ACID 2018 em Cannes ocorrem entre os dias 9 e 18 de maio, enquanto que as mostras principais do prestigiado evento francês terão lugar entre os dias 8 e 19 do mesmo mês. Fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema!