O festival de Cannes 2018 acaba de escolher o presidente da mostra Um Certo Olhar: Benicio Del Toro. O ator de 21 Gramas (2003), Che (2008) e Sicario: Terra de Ninguém (2015) terá a tarefa de escolher, junto dos outros membros do júri, o melhor entre vinte filmes selecionados.
A mostra Um Certo Olhar é a segunda mais importante de Cannes, depois da mostra competitiva. Esta seleção se dedica a obras "criativas na temática e na forma", de acordo com o comunicado oficial, destacando trabalhos promissores de novos diretores ou obras mais experimentais de cineastas consagrados.
Esta não será a primeira passagem de Del Toro pelo festival francês: ele venceu o prêmio de melhor ator por Che, e integrou o júri da mostra competitiva que entregou a Palma de Ouro ao tailandês Tio Bonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas. Além disso, compareceu à Croisette em quatro outras oportunidades para representar seus filmes.
Pelo visto, Cannes 2018 vai se dedicar ao olhar de grandes atores sobre o cinema mundial, já que Cate Blanchett foi escolhida como presidenta do júri oficial. A lista de filmes selecionados para todas as mostras será anunciada na próxima semana.
Quanto a Del Toro, ele será visto nos cinemas este ano em duas oportunidades: em um dos papéis principais de Sicario: Dia do Soldado e no personagem do Colecionador em Vingadores: Guerra Infinita.