Cate Blanchett foi colocada contra a parede pela jornalista Christiane Amanpour. É praticamente regra atualmente que principalmente as atrizes que trabalharam com Woody Allen sejam questionadas a respeito da conexão com o cineasta, acusado de ter abusado sexualmente da filha Dylan Farrow na década de 1990. Natalie Portman, Greta Gerwig, Hayley Atwell, Rebecca Hall e Ellen Page estão entre as arrependidas e Amanpour aproveitou a nova onda feminista em Hollywood para questionar as prioridades de Blanchett.
"Como você concilia ser ativista do #MeToo, atuante no Time's Up e ao mesmo tempo manter o silêncio sobre ter colaborado com Woody Allen?", provocou a jornalista. Cate, que ganhou seu segundo Oscar interpretando a personagem principal de Blue Jasmine, rebateu:
"Não acho que fiquei em silêncio. Quando trabalhei com Woody não sabia das alegações, que voltaram à tona na época do lançamento. Então eu disse que era uma dolorosa e bastante complicada situação para a família, que esperava que eles conseguissem resolver logo. Se as acusações devem ser reexaminadas - já que no meu entendimento passaram por um julgamento -, acredito muito no sistema judiciário e no precedente legal. Se o caso precisa ser reaberto, apoio completamente, de coração.", respondeu a atriz.
"Mídias sociais são fantásticas gerando consciência sobre problemas, mas não substituem juízes e jurados. Coisas assim precisam ir a julgamento, então se os abusos aconteceram a pessoa é processada e alguém que não está na 'brilhante indústria' como eu pode usar tal precedente legal para se proteger.", ela concluiu.
Os únicos atores que declararam abertamente crer na inocência de Woody foram Alec Baldwin e Diane Keaton. Kate Winslet, que estrelou sua produção mais recente, Roda Gigante, tem dado declarações inconclusivas.
A Rainy Day in New York, novo filme de Allen, foi gravado, mas está sem previsão de lançamento por conta do momento ruim de sua imagem. Existe o rumor, no entanto, de que o romance pode fazer parte da programação do Festival de Cannes, que terá júri presidido justamente por Cate Blanchett.