Tilda Swinton já pode riscar mais um nome da sua lista de cineastas premiados com quem trabalhar: o do renomado diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, conhecido principalmente por ganhar a Palma de Ouro por Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010). A atriz vai estrelar o novo filme do realizador, que será o primeiro longa dele a ser rodado fora da Tailândia.
Com planos de ser gravado em 2019 na Colômbia, o projeto intitulado Memoria irá "explorar a história colonial e como a memória coletiva pode levar ao medo", segundo o The Independent. "Durante os anos 70 e 80, era muito violento [na Colômbia], mais do que agora... quando você estava dirigindo, podia ter uma bomba e, às vezes, o tráfego parava e você não sabia [o motivo]. As pessoas imaginam coisas e possuem medos. O filme é sobre isso, esperar por algo que você não sabe o que será", disse o cineasta ao Screen Daily.
Está será a primeira parceria entre Swinton e Weerasethakul, contudo, a atriz revelou que eles se conhecem há um tempo e que ficaram conversando sobre possibilidades de trabalharem juntos por quase dez anos. Enquanto aguardamos Memoria ser feito pela poderosa dupla, e provavelmente indicado no Festival de Cannes de 2020, Swinton está realizando a refilmagem do terror Suspiria, comandada por Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), e poderá ser ouvida dublando um dos personagens de Isle of Dogs, stop motion de Wes Anderson que estreia dia 14 de junho.