Grande nome da alta-costura, o estilista francês Hubert de Givenchy, fundador da casa de moda de mesmo nome, morreu aos 91 anos neste sábado, 10 de março. Em Hollywood, ele ficou conhecido pelo seu extenso trabalho e relacionamento pessoal de amizade com Audrey Hepburn, e por ter vestido grandes estrelas do cinema.
Para quem não se lembra, Givenchy foi o responsável pelo memorável vestido preto usado por Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961). Os dois se conheceram em 1953, quando o diretor Billy Wilder enviou a atriz até o ateliê do estilista antes das gravações de Sabrina (1954). Ao longo dos anos, o grande nome da moda foi credito em várias produções protagonizadas pela estrela de cinema, incluindo Um Amor na Tarde (1957), Cinderela em Paris (1957) — que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de figurino —, Charada (1963) e Um Caminho para Dois (1967).
Givenchy também foi o responsável por vestir renomadas atrizes das décadas de 1950 e 1960, incluindo Marlene Dietrich, Elizabeth Taylor, Greta Garbo e Grace Kelly. Com seu nome associado a luxuosa alta-costura feminina, ele também vestiu Jackie Kennedy, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, que foi casada com o presidente John F. Kennedy.
A notícia do falecimento de Givenchy foi confirmada através das redes sociais da casa de moda francesa criada por ele:
"A Casa Givenchy está triste em relatar o falecimento do seu fundador, Hubert de Givenchy, uma grande personalidade do mundo da alta-costura francesa e um cavalheiro que simbolizava o refinamento e a elegância parisiense por mais de meio século. Sentiremos muito a sua falta", diz a legenda.