Batman: A Piada Mortal. Essa será a inspiração do filme de origem do Coringa que a Warner Bros. está preparando fora do Universo Estendido DC - que permanece com Jared Leto dando vida ao personagem. Segundo informações do The Wrap, o longa-metragem de Todd Phillips mostrará o Coringa como um comediante fracassado dos anos 1980. Faz mais sentido agora o envolvimento de Martin Scorsese como produtor da trama, pois O Rei da Comédia é citado como uma das grandes referências do projeto.
Escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Bolland, a graphic novel Batman: A Piada Mortal retrata justamente o Palhaço do Crime como um engenheiro que larga o emprego fixo numa indústria química para perseguir o sonho de fazer sucesso como comediante stand-up. Falido e sem fazer o público rir, ele acaba ajudando alguns bandidos em troca de dinheiro, mas terríveis imprevistos durante a ação o levam a tornar-se o arqui-inimigo do Batman.
Após recusa de Leonardo DiCaprio, Joaquin Phoenix é apontado como o escolhido para estrelar o drama, mas disse em entrevista recente desconhecer o projeto. Dada sua famosa excentricidade e o sigilo que costuma blindar superproduções do tipo, a suposta contratação permanece uma incógnita.
Phillips está escrevendo o roteiro com Scott Silver (8 Mile, O Vencedor) e o início da produção depende da aprovação do script, mas deve acontecer no fim de 2018. Ainda não há previsão de estreia.