Jane: A Mãe dos Chimpanzés é um documentário de Brett Morgen que debruça-se sobre a dedicação de Jane Goodall ao estudo dos chimpanzés de Gombe, na Tanzânia. Indicado ao BAFTA e premiado pelo Sindicato dos Roteiristas, Sindicato dos Produtores e National Board of Review, o longa-metragem injustamente esnobado pelo Oscar poderá ser conferido pelo público brasileiro amanhã, dia 10 de março, no canal por assinatura National Geographic.
Na década de 1960 o fotógrafo e cinegrafista Hugo Van Lawick foi enviado pela National Geographic Society à África para documentar a pesquisa de Jane e mais de cem horas inéditas desse material servem de base para o filme, que tem incrível montagem de Joe Beshenkovsky e trilha sonora por Philip Glass. Entrevistas com Jane complementam o longa, que além de registrar o intenso e isolado trabalho de campo da britânica, narra toda sua trajetória pessoal e profissional, de secretária inexperiente a maior especialista do mundo em chimpanzés.
A estreia de Jane: A Mãe dos Chimpanzés será amanhã às 20h15 no National Geographic e no domingo, dia 11, ele será reprisado no Nat Geo Wild.