Conseguir o sonhado EGOT já é um belo desafio, mas o compositor Robert Lopez não se deu por satisfeito e foi além, dobrando a vitória. Com o Oscar recebido na noite de ontem pela canção "Remember Me", de Viva - A Vida é uma Festa, feita em parceria com a esposa Kristen Anderson-Lopez, ele se tornou a primeira pessoa a vencer pelo menos duas vezes o Emmy, o Tony, o Grammy e o Academy Awards na história.
Supertítulo "inventado" por Philip Michael Thomas, o grand slam do audiovisual originalmente não consideraria o Daytime Emmy - dedicado a programas diurnos -, mas essa é uma regra não tão levada a sério, o que possibilita que Lopez seja aclamado duplo EGOT winner aos 43 anos.
O primeiro Oscar de Robert veio pelo hit "Let It Go", de Frozen, também em parceira com Kristen; os Daytime Emmys são por direção musical e composição da série animada infantil Super Fofos!; os Tonys vêm da trilha original de Avenida Q e da trilha e do libreto de Book of Mormon; e os Grammys são graças a "Let It Go", o álbum de Frozen e o álbum da peça The Book of Mormon. Mais um Emmy e um Oscar e ele terá o EGOT triplo!
Robert foi o mais jovem a conquistar os quatro grandes prêmios, quando tinha 39 anos, e também o que o fez no mais curto intervalo de tempo, precisando apenas de uma década. Desconsiderando aqueles que receberam prêmios especiais sem competição, como Liza Minnelli, Barbra Streisand, James Earl Jones, Alan Menken, Harry Belafonte e Quincy Jones, os outros detentores do EGOT são:
Richard Rodgers
Marvin Hamlisch
Jonathan Tunick