![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/18/02/20/20/19/5604554.jpg)
Em um dia com menos exibições na mostra competitiva - afinal, os críticos também precisam descansar um pouco - o maior destaque do 68º Festival de Berlim foi a apresentação de Don't Worry, He Won't Get Far on Foot, comédia do diretor Gus Van Sant (Elefante, Gênio Indomável) que já tinha sido projetada em Sundance.
![](https://br.web.img3.acsta.net/r_620_260/newsv7/18/02/20/20/43/2290072.jpg)
Alcoolismo, deficiência e humor
Como sugere o título, Don't Worry, He Won't Get Far on Foot (algo como "Não se preocupe, ele não vai longe à pé") relata com bom humor a vida de um homem paraplégico, John Callahan (Joaquin Phoenix). Depois de um acidente de carro ligado ao seu alcoolismo, ele perde o movimento das duas pernas, e descobre a vocação para tirinhas e desenhos satíricos envolvendo racismo, sexualidade e deficiência física.
O filme é leve, ancorado em duas boas atuações - além de Phoenix, Jonah Hill está excelente como o amigo e terapeuta de John -, embora não possua grandes ambições estéticas. Gus Van Sant pretende tratar de temas sérios com ironia, mas sem realmente incomodar ninguém.
![](https://br.web.img2.acsta.net/r_620_260/newsv7/18/02/20/20/44/4515229.jpg)
"Mãe, morrer dói?"
Entre os destaques brasileiros, Unicórnio teve sua exibição em Berlim, além de um bate-papo com o diretor Eduardo Nunes e a atriz principal, a jovem Bárbara Luz. A história gira em torno desta garota, dividida entre a reclusão do pai e a sensação de que sua mãe anda distante, estranha. A garota entra em contato com a natureza para encontrar respostas às suas dúvidas.
Como no filme anterior, Sudoeste, o cineasta tem grande cuidado com a estética, trabalhando mais uma vez com o formato de imagem bastante retangular, com barras pretas acima e abaixo da tela. As cores saturadas e o trabalho de som geram uma atmosfera mágica, misteriosa. Para o público médio, a história pode ser hermética demais devido à narrativa dilatada e aos questionamentos sobre a vida e a morte.
Leia todas as nossas críticas e notícias no Guia do festival de Berlim 2018.