Após 13 indicações e nenhuma vitória, o celebrado diretor de fotografia Roger Deakins está mais perto do que nunca do Oscar em sua 14ª nomeação. O artista, responsável por criar cenas inesquecíveis de longas como Fargo e Sicario: Terra de Ninguém, venceu o prêmio principal da Associação de Diretores de Fotografia (ASC Awards) por seu aclamado trabalho em Blade Runner 2049 e tornou-se o favorito disparado à premiação da Academia.
Além de já ter ganhado um troféu pelo conjunto de sua obra no ASC Awards, Deakins também levou o caneco principal para casa em outras três ocasiões: em 1995 (Um Sonho de Liberdade); em 2002 (O Homem que Não Estava Lá); e em 2013 (007 - Operação Skyfall). Neste ano, o fotógrafo britânico derrotou quatro grandes concorrentes - que, não por acaso, também competem com ele pelo Oscar: Rachel Morrison (Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi), a primeira mulher a ser indicada; Bruno Delbonnel (O Destino de Uma Nação); Hoyte van Hoytema (Dunkirk); e Dan Laustsen (A Forma da Água).
A vitória no ASC Awards, evidentemente, não garante nada e a corrida pelo prêmio ainda não está perto de ser encerrada. Por mais que sejam bons termômetros, as premiações sindicais nem sempre combinam com a opinião dos acadêmicos do Oscar. Portanto, Deakins precisará continuar torcendo bastante para que, dessa vez, seu trabalho seja reconhecido pela Academia. Outros ganhadores do ASC Awards 2018 também incluem The Crown e 12 Macacos nas categorias televisivas.
A cerimônia do Oscar 2018 acontece no dia 4 de março - relembre a lista completa de indicados e fique ligado na cobertura do AdoroCinema!