Operação Red Sparrow, novo filme de Jennifer Lawrence, promete ser violento e bastante sexual. Após ver o longa receber a mais restritiva classificação indicativa nos Estados Unidos - a "R", que proíbe a entrada de menores de 18 anos nas salas -, a Fox, distribuidora do suspense de espionagem de Francis Lawrence, decidiu cortar uma sequência de "violência sadista" para evitar o mesmo impedimento no Reino Unido.
Segundo informa o site do British Board of Film Classification, órgão britânico que regula todos os assuntos tangentes à classificação indicativa no território, executivos da distribuidora pediram indicações à agência durante a fase de pós-produção de Operação Red Sparrow para diminuir a classificação indicativa que o longa receberia: "A companhia foi avisada que o filme provavelmente seria proibido para menores, mas que a classificação indicativa para maiores de 14 anos poderia ser atingida ao cortar uma forte e sádica cena de violência (um enforcamento por garrote). Quando o filme foi submetido para a classificação formal, as reduções apropriadas tinham sido feitas na cena e o filme foi classificado para maiores de 14 anos", declarou a BBFC, em comunicado oficial.
De qualquer forma, o órgão britânico manteve o aviso de que Operação Red Sparrow contém "violência forte e sangrenta, sangue gráfico, violência sexual, sexo e palavreado forte". Assim, a declaração da protagonista da trama torna-se cada vez mais concreta: Lawrence, que sempre se esquivou de produções do tipo, afirmou que escolheu fazer o "extremamente sexual" Operação Red Sparrow como uma resposta ao vazamento de suas fotos íntimas.
No longa, a ganhadora do Oscar por O Lado Bom da Vida interpreta Dominika Egorova, uma jovem russa que é obrigada a se tornar uma espiã do serviço secreto do país governado por Vladimir Putin - que não será mencionado no filme. Egorova logo aprende a ser uma Sparrow, uma agente treinada para seduzir e matar; mas tudo vai por água abaixo quando ela acaba colocando seu desejo à frente de sua missão ao se apaixonar por Nathaniel Nash (Joel Edgerton), oficial da CIA que deveria ser a próxima vítima da russa.
Operação Red Sparrow estreia no dia 1º de março.