Há tempo para tudo: Tempo para ser indicado ao Oscar e tempo para presentear aqueles que foram indicados no seu lugar. Steven Spielberg fez um gesto de cortesia aos cinco indicados ao Oscar de melhor direção neste ano: Presenteou cada um deles com caviar e champagne. As informações são do site The Hollywood Reporter.
Spielberg enviou os mimos para Guillermo del Toro (A Forma da Água), Jordan Peele (Corra!), Greta Gerwig (Lady Bird - A Hora de Voar), Christopher Nolan (Dunkirk) Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma), que disputam o prêmio neste ano.
Havia a expectativa que acabou não se confirmando de que o veterano realizador de 71 anos de idade fosse indicado ao Oscar por seu trabalho no drama baseado em fatos reais The Post - A Guerra Secreta. O longa-metragem sobre as reportagens que expuseram as mentiras do governo dos Estados Unidos para os cidadãos americanos foi indicado ao Oscar de melhor filme e melhor atriz (a 21ª indicação para Meryl Streep, que já foi premiada pela Academia três vezes).
Spielberg já venceu o Oscar de direção duas vezes, por A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). O realizador também foi indicado na categoria por Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Os Caçadores da Arca Perdida (1981), E.T. - O Extraterrestre (1982), Munique (2005) e Lincoln (2012) — sem contar com o Oscar que o diretor tem como produtor de A Lista de Schindler e outras 9 indicações por trabalhos nesta função.