![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/18/01/31/22/32/5513020.jpg)
O documentário Nossa Chape foi anunciado na seleção do SXSW Film Festival. Realizado na cidade de Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, o festival chega a sua 25ª edição em 2018. A mostra de cinema, que faz parte da South by Southwest Conference & Festival, que também engloba música e tecnologia, será realizada entre os dias 9 e 18 de março.
Nossa Chape conta com a direção dos irmãos Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist, cineastas americanos que acompanharam o processo de superação da Chapecoense após o acidente aéreo com o Voo LaMia 2933 em novembro de 2016. Atletas, delegação e equipe técnica da equipe de futebol catarinense estavam à bordo da nave que levaria os representantes do clube, jornalistas e convidados para Medellín, onde a Chape (como o time é chamado pelos torcedores) disputaria o primeiro da final da Final da Copa Sul-Americana. Das 77 pessoas no avião, 71 morreram na queda, o que fez do triste episódio a maior tragédia com uma delegação esportiva e a maior tragédia do jornalismo brasileiro. O filme é uma coprodução Brasil, Colômbia e Estados Unidos.
O filme terá sua estreia mundial no SXSW Film Festival, onde integra a mostra Documentary Spotlight, que também conta com filmes sobre Bill Murray (The Bill Murray Stories: Life Lessons Learned From A Mythical Man), Muhammed Ali (Ali & Cavett: The Tale of the Tapes) e sobre a ascensão da extrema direita nos Estados Unidos (Alt-Right: Age of Rage).
Os irmãos Zimbalist já trabalharam em outra produção relacionada ao futebol brasileiro. É deles a direção do drama biográfico Pelé: O Nascimento de uma Lenda, que traz diálogos em inglês e Seu Jorge, Milton Gonçalves e Vincent D'Onofrio no elenco.
Outra produção brasileira selecionada para o SXSW foi TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva, que terá sua première americana com o título Neurotic Quest for Serenity. A comédia de Paulinho Caruso e Teo Poppovick traz Tatá Werneck no papel de uma atriz em crise.
O filme de abertura do SXSW Film Festival será o terror Um Lugar Silencioso, dirigido e estrelado por John Krasinski (The Office). O ator contracena com sua esposa, Emily Blunt, em uma trama sobre um casal que vive em uma casa isolada no meio da floresta e se comunica apenas por linguagem de sinais, mesmo tendo ambos a capacidade de conversar de forma verbal. Tal atitude é adotada para evita os ataques de uma entidade sobrenatural que ataca quando identifica algum som.