Penélope Cruz será homenageada com um prêmio honorário no César, a maior premiação do cinema francês. A Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema anunciou celebração da carreira da atriz espanhola nesta segunda-feira (29) e classificou a artista como "sublime e emotiva".
A entidade afirmou que a atriz é dotada da "capacidade de brilhar tanto nas produções internacionais como nos filmes mais íntimos, diante das câmeras de Ridley Scott, Keneth Branagh, Sergio Castellitto, Fernando Trueba e Asghar Farhadi" em um comunicado oficial.
Definida como "musa de grandes cineastas", celebrada como dona de uma "brilhante beleza latina" e interpretações "ao mesmo tempo precisas e incandescentes", Cruz é muito lembrada por suas colaborações com o cultuado cineasta Pedro Almodóvar, seu conterrâneo. A atriz atuou em Tudo Sobre Minha Mãe, premiado no Oscar, Globo de Ouro e em Cannes. Ela também foi a protagonista de Volver, filme que rendeu a todas as mulheres do elenco principal o prêmio conjunto de melhor atriz em Cannes, além do prêmio de melhor roteiro. Outras parcerias com o cineasta foram em Carne Trêmula, Abraços Partidos e Amantes Passageiros.
Aos 43 anos de idade e com mais de 25 anos de carreira, Cruz já foi indicada ao Oscar três vezes e venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em Vicky Cristina Barcelona (2008), de Woody Allen, filme que também lhe rendeu um prêmio no BAFTA Awards.
A cerimônia de entrega de prêmios do César em 2018 será realizada em Paris no dia 2 de março, dois dias antes da cerimônia do Oscar.
Cruz interpreta Donatella Versace na série The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, exibida pelo canal de TV por assinatura FX. Neste ano a atriz também será vista no drama Todos lo saben, no qual contracena com Javier Bardem (com quem é casada) e Ricardo Darín, e em Love Child, comédia dramática com Edgar Ramírez.