Um dos maiores segredos cinematográfico do momento gira em torno da trama de Vingadores 4. Mesmo que muitas das perguntas sejam respondidas assim que Vingadores: Guerra Infinita estrear (26 de abril), inúmeros outros mistérios continuarão sem solução até que a conclusão da saga dos Maiores Heróis da Terra chegue aos cinemas. No entanto, já é possível ter uma ideia do que a Marvel preparou para o seu mais promissor longa-metragem, segundo o diretor Joe Russo:
"Com certeza há uma sequência de cinco minutos em Capitão América: Guerra Civil sobre uma tecnologia específica que foi colocada por uma razão muito específica. Se você voltar e revir aquele filme, você pode ter uma dica de que direção seguimos", declarou o realizador, em entrevista ao podcast Happy Sad Confused, da MTV (via Screen Rant).
Ainda que, evidentemente, não tenha compartilhado nenhuma outra informação sobre a tal cena premonitória, é possível especular que a sequência em questão é nada mais, nada menos do que a abertura de Guerra Civil. Nos primeiros minutos do longa, vemos uma versão mais jovem de Tony Stark (Robert Downey Jr.), um jovem rebelde em busca do amor de seus pais. Logo, o Homem de Ferro atual surge, explicando que aquela é apenas uma projeção criada por uma nova tecnologia que desenvolveu.
Como isso se encaixa na trama de Vingadores 4? Bem, com as especulações de que o longa explorará viagens no tempo - levantadas por causa das fotos dos bastidores que revelam que Chris Evans utilizará o traje de Capitão América: O Primeiro Vingador, ambientado na década de 1940, em Vingadores 4 -, é possível que Russo tenha se referido à tecnologia de Guerra Civil como uma forma de indicar que os Maiores Heróis da Terra realmente viajarão ao passado. Será essa a resposta para derrotar Thanos (Josh Brolin)?
No entanto, vale ressaltar que tudo reside no terreno da pura especulação no momento. O certo mesmo é que precisaremos aguardar o desfecho de Guerra Infinita para ter informações mais concretas sobre Vingadores 4, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 2 de maio de 2019. De qualquer forma, se esta hipótese se confirmar, Kevin Feige e seus parceiros criativos terão ensinado, uma vez mais, como se estrutura um planejamento a longo prazo.