A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) definiu a sua lista de melhores filmes de lançados em 2017. Na categoria de filme estrangeiro, o inesperado eleito foi Paterson, drama de Jim Jarmusch estrelado por Adam Driver. Selecionado no Festival de Cannes de 2016, o longa narra a história de um pacato motorista de ônibus que se destaca pela arte da poesia. Leia nossa crítica!
Entre as produções nacionais, o melhor longa-metragem de 2017 eleito pela Abraccine foi o documentário Martírio. Dirigido por Vincent Carelli, a obra gira em torno da violência e disputa de terras vivida pelo grupo indígena dos Guarani Kaiowá. A associação escolheu Mamata, de Marcus Curvelo, como melhor curta´metragem brasileiro.
“O Prêmio Abraccine marca o encerramento de um ano de muitas atividades da associação, voltadas para a divulgação da reflexão crítica no país. Os filmes lançados em 2017 refletiram diversas inquietações da sociedade atual e o resultado do prêmio é um exemplo disso”, disse Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine.