Minha conta
    O que te Faz Mais Forte: Interpretado por Jake Gyllenhaal, Jeff Bauman fala da ‘vergonha’ de ver a mãe retratada no cinema (Entrevista exclusiva)

    Gente como a gente?

    Jeff Bauman nem sequer era atleta. Na tentativa de reconquistar a ex-namorada, no entanto, correu para a linha de chegada da tradicional Maratona de Boston, em 2013, para surpreender Erin, a “prometida”, no fim do percurso. O que ninguém previu, naquele fatídico 15 de abril, foi o atentado terrorista duplo que resultou em três mortes e mais de 200 feridos - incluindo aí, Bauman, que perdeu as duas pernas.

    Apesar da tragédia, a parte da própria vida de Jeff mais difícil de ver reencenada numa tela grande foi... “a mãe”, brinca o jovem de 31 anos. No último Festival de Toronto, em setembro, ele conversou com o AdoroCinema, ao lado de Jake Gyllenhaal, que o interpreta no filme O Que Te Faz Mais Forte.

    Miranda Richardson (a Rita Skeeter de Harry Potter) é quem dá vida a Patty Bauman, que fuma, bebe, e é um tanto controversa na defesa incondicional do filho. “Miranda Richardson faz um grande trabalho. Minha mãe viu e disse que não tinha nada a ver com ela, ela ficou chateada, mas gosta muito da Miranda, então nunca fala nada de mal sobre ela. Eu digo, ‘Mãe, essa é você’. É um resumo dela. Ela nega, nega, nega. É engraçado. Mas a minha relação com a minha mãe é estressante e estranha para mim, mas ela é minha mãe”, ele ri.

    O bom-humor de Jeff - comumente associado ao bom-humor "de Boston" - é algo que se reflete no filme. Mesmo com uma temática “pesada”, que procurar remontar não apenas o atentado em si, mas a difícil recuperação pós-trauma, Stronger (no original) é entremeado por piadas e momentos de “autoironia”. Não à toa, é dirigido por David Gordon Green, responsável pelas comédias Segurando as Pontas (2008), O Babá(ca) (2011), Especialista em Crise (2015).

    Sob o aspecto técnico, “esconder” as pernas de Gyllenhaal foi um esforço hercúleo - e bem convincente -, que envolveu todas as etapas da produção. “É uma combinação do meu entendimento da fisicalidade de Jeff, da física de estar no mundo sem suas pernas, ou pelo menos sem a parte abaixo do joelho, com um time incrível de efeitos visuais”, comenta o ator de O Segredo de Brokeback Mountain.

    “Mas, no fim das contas, também daria crédito ao nosso incrível montador, Dylan Tichenor. Quando você vê as pernas, quando não vê, quando você está comigo e não vê que estou na cadeira de rodas. Todas essas escolhas, todas elas, são da direção e da montagem. E elas foram brilhantemente feitas”, completa.

    Exibido na última edição do Festival do Rio, O Que Te Faz Mais Forte estreia no próximo dia 08 de fevereiro no Brasil. Confira a entrevista completa no vídeo acima.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top