Nos últimos dias de 2017, o mundo do entretenimento está prestes a presenciar o negócio do ano: A Disney está cada vez mais perto de anunciar a compra da 21st Century Fox.
Escpecula-se que a exorbitante cifra que será paga pelo estúdio do Mickey pela posse da companhia rival ultrapassa o valor de US$ 60 bilhões. O anúncio da compra deve ser revelado na próxima quinta-feira (14). A 21st Century Fox é dona de empresas como os estúdidos 20th Century Fox e Blue Sky Studios e os canais de TV National Geographic, Star TV, Fox e FX.
Desde que começou a ser ventilada pela imprensa, a venda da Fox para a Disney causou altas expectativas por conta da possibilidade de unir na mesma empresa os direitos de adaptação de personagens como os Vingadores (da Marvel Studios, que pertence à Disney) e os X-Men e demais mutantes como Deadpool (cujos filmes são produzidos pela 20th Century FOx).
Entretanto, ainda é incerto se a Disney terá o controle criativo sobre os personagens do Quarteto Fantástico, que já ganharam três filmes distribuídos pela Fox, lançados em 2005, 2007 e 2015.
Os filmes dedicados aos heróis da Primeira Família Marvel foram produzidos pela 20th Century Fox em conjunto com a Constantin Films. Os termos do contrato entre as duas companhias nunca foram divulgados na íntegra para o público, mas a Constantin conta com os direitos de produção, adquiridos em 1986. Embora a Fox também tenha coproduzido todos os filmes oficiais do Quarteto Fantástico até então, a companhia hollywoodiana tem a posse completa apenas dos direitos de distribuição dos longas.
Por isso, existe a possibilidade de — caso a Disney compre a Fox — que a Constantin Films opte por não ceder à Marvel Studios os direitos para o uso do Senhor Fantástico, Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa.
Entretanto, caso a Disney coloque as mãos nos direitos de distribuição da franquia, isso significa que a Constantin nunca mais conseguirá lançar um filme dedicado ao Quarteto Fantástico nos cinemas sem o aval do estúdio do Mickey.
O último dedicado ao Quarteto Fantástico foi lançado em 2015, estrelado por Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell. O longa-metragem foi desenvolvido para dar início a uma série de sequências, mas foi um dos maiores fracassos de público e crítica da década, o que sepultou as ambições da Fox para aqueles personagens. Você gostaria de ver um novo reboot da franquia produzido pela Marvel Studios? Dê sua opinião nos comentários.