Que rufem os tambores! Depois de divulgar a lista com os pré-selecionados nas categorias de documentários, efeitos especiais e curta de animação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os curtas que estão oficialmente na disputa por um troféu na 90ª cerimônia do Oscar. Ao todo dez produções - escolhidas entre 165 qualificados - concorrem por uma vaga entre os cinco finalistas.
Escolhidos a dedo pelos membros do departamento de curtas-metragens da Academia, os filmes ainda vão passar por uma nova seleção da equipe, após serem assistidos em sessões especiais em Los Angeles, Londres, Nova York e São Francisco, programadas para ocorrer em janeiro. Os indicados serão divulgados no mesmo mês, dia 23.
No ano passado quem levou a melhor na categoria foi Sing (Mindenki), que desbancou o favorito Timecode, ganhador da Palma de Ouro para curta-metragem no Festival de Cannes 2016. O filme vencedor, dirigido por Kristóf Deák, abordou a vida de uma menina húngara que encontrou na música uma saída para o bullying na escola, durante a década de 1990.
A premiação do Oscar 2018 acontece no dia 4 de março de 2018. Confira a lista dos pré-selecionados:
DeKalb Elementary, de Reed Van Dyk
The Eleven O’Clock, de Derin Seale
Facing Mecca, de Jan-Eric Mack
Icebox, de Daniel Sawka
Lost Face, de Sean Meehan
My Nephew Emmett, de Kevin Wilson Jr.
Rise of a Star, de James Bort
The Silent Child, de Chris Overton
Watu Wote/All of Us, de Katja Benrath
Witnesses, de David Koch.