A Pequena Sereia, um dos clássicos de animação da Disney, será adaptada como musical para os palcos brasileiros. Dando continuidade à crescente leva de espetáculos baseados em obras cinematográficas, a montagem trará Fabi Bang - do musical Wicked - como a protagonista Ariel e Tiago Abravanel como o engraçado caranguejo vermelho Sebastião.
Outras história da Disney, como a do Rei Leão, já ganharam adaptações musicais no Brasil, mas, pela primeira vez, essa será uma montagem original, ou seja, o espetáculo não tem a obrigação de ser idêntico à peça norte-americana. O produção nacional sobre A Pequena Sereia tem previsão de estrear em março de 2018 em São Paulo, no Teatro Santander.
Além da versão brasileira do musical, a história da princesa dos sete mares está sendo adaptada em três filmes live-action. Um filme da Disney, com possível trilha sonora dos compositores Alan Menken e Lin-Manuel Miranda (criadores de Hamilton, musical da Broadway); uma "adaptação sombria" da Universal; e um terceiro longa voltado para o público familiar com Shirley MacLaine.
Em 2018, outras tramas que já ganharam suas versões cinematográficas terão adaptações musicais no Brasil. Miguel Falabella irá dirigir e traduzir uma montagem de Annie, produção de 1982 que narra a história de uma doce órfã em busca de uma família. A Noviça Rebelde será outro espetáculo que ganhará sua versão nacional. A primeira peça teatral tem estreia prevista para agosto e a segunda em abril, ambas no Teatro Santander.
Em 2017, alguns musicais famosos no cinema foram adaptados para os palcos brasileiros. Com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, a versão nacional de Cantando na Chuva estreou dia 14 de dezembro em São Paulo, enquanto a adaptação de Se Meu Apartamento Falasse chegou aos palcos do Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro. Os Miseráveis, 2 Filhos de Francisco e Dançando no Escuro foram outras produções que se tornaram peças musicais nacionais.