Ausente em diversas premiações até o momento por ainda não ter sido exibido, Star Wars: Os Últimos Jedi pode dar uma guinada na situação em breve - pelo menos é o que espera a Disney. A companhia resolveu iniciar uma campanha para que o filme esteja presente nas principais categorias do Oscar 2018, entre elas Melhor Atriz (Daisy Ridley), Melhor Ator (Mark Hamil), Melhor Diretor, Roteiro Adaptado e até mesmo uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante para a eterna Princesa Leia, Carrie Fisher.
A dona da LucasFilm tomou a decisão, entre outros fatores, depois de acompanhar as primeiras reações dos críticos em relação ao longa, assistido neste sábado, 9 de dezembro. A empresa também tratou de atualizar a página "For You Consideration", em seu site destinado ao mercado publicitário, acrescentando o próximo filme da saga dos Jedi e pedindo a atenção dos eleitores para a produção. Vale lembrar que a prática é comum e que outras produções também receberam atenção no portal, como Thor: Ragnarok e Viva - A Vida é uma Festa.
Além das surpresas - como a intenção de indicar Ridley por sua atuação -, a Disney também deixou claro que quer abocanhar indicações nas categorias menores, como Melhores Efeitos Visuais, Melhor Design de Produção, Edição e Mixagem de Som, o que costuma ser comum para este tipo de produção. Vide Star Wars - O Despertar da Força, nomeado cinco vezes em 2016.
No filme, a confusa Rey (Ridley) está prestes de descobrir o que a mítica figura de Luke Skywalker (Mark Hammil) representa. No final de O Despertar da Força, a jovem encontrou com o recluso Jedi e agora vai aos poucos tentar entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos dele. Enquanto isso, a Primeira Ordem liderada por Kylo Ren (Adam Driver) prepara seu ataque impiedoso.
Star Wars - Os Últimos Jedi tem direção de Rian Johnson e estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro.