Numa tentativa de diminuir a janela entre lançamento nos cinemas e chegada ao streaming, a Netflix está negociando com a Paramount sobre o longa Aniquilação, próximo filme de Alex Garland (Ex_Machina), que pode ser lançado diretamente na plataforma para público brasileiro. O acordo visa a obtenção da distribuição internacional da ficção científica e seu lançamento no catálogo online 17 dias após sua estreia nos EUA, Canadá e China - únicos mercados onde a estreia nas telonas no dia 23 de fevereiro estaria garantida, segundo o Deadline.
Estrelado por Natalie Portman e Oscar Isaac, o filme narra a história de uma bióloga que parte numa expedição perigosa para a Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Gina Rodriguez, Tessa Thompson, Jennifer Jason Leigh, Tuva Novotny, David Gyasi e Cosmo Jarvis completam o elenco.
A oferta pode ser algo considerável para a Paramount, visto que a produção anterior de Garland, Ex_Machina: Instinto Artificial, arrecadou mais de US$ 25 milhões nos EUA e apenas US$ 11,4 milhões mundo afora. Pensando que a maior parte da bilheteria seria local, o acordo poderia compensar os ganhos mundiais e ainda difundir a obra para um público maior.
A gigante do streaming iniciou um acordo parecido com o reboot de Shaft, que será estrelado por Samuel L. Jackson, Richard Roundtree e Jessie T. Usher. A Netflix pagaria mais da metade do orçamento do filme e, em troca, ficaria responsável pela distribuição internacional da obra e receberia o direito de exibir o longa em sua plataforma duas semanas após a estréia nos Estados Unidos.
Aniquilação tem previsão de ser lançado no Brasil dia 22 de fevereiro, um dia antes do lançamento nos EUA. Estreia nacional que provavelmente será cancelada caso o acordo com a Netflix seja fechado.