Robert Rodriguez pode ter dirigido inúmeros filmes em Hollywood mas nunca se esqueceu de suas raízes. Prova disso é que o cineasta responsável por longas como Sin City e Um Drink no Inferno decidiu comemorar o aniversário de 25 anos de O Mariachi - filme que o lançou para o mundo - da única forma possível: copiando as condições de produção de seu longa de estreia ao realizar uma nova obra com apenas US$ 7 mil de orçamento.
E não é só isso: Rodriguez também dará o mesmo montante de produção para os cinco cineastas que vencerem o concurso preparado pelo realizador. Os vencedores, assim como o organizador do evento, terão apenas 14 dias para filmar e editar um longa-metragem. Será que eles conseguirão alcançar o recorde - verificado pelo Guinness Book - de O Mariachi, projeto mais barato da história a atingir mais de US$ 1 milhão nas bilheterias?
O desafio cinematográfico também dará origem a uma minissérie em seis episódios que documentará o intenso empreendimento. Intitulada Rebel Without a Crew, a série também se baseará no livro homônimo de Rodriguez, um verdadeiro guia feito para que cineastas independentes e iniciantes também consigam produzir longas em condições adversas.
Maiores informações sobre os projetos, bem como suas previsões de lançamento, não foram divulgadas.