Desde a primeira semana do ano, quando Moana - Um Mar de Aventuras chegou aos cinemas brasileiros, 2017 anunciou que seria o período da revitalização dos musicais. Na esteira da animação da Disney, vieram o aclamado La La Land - Cantando Estações e o bilionário A Bela e a Fera, que levaram o gênero de volta ao topo de Hollywood. Assim, a temporada de premiações não podia fazer outra coisa senão reconhecer o ressurgimento - além de trazer nomeações surpreendentes, como a de Carrie Fisher.
Vamos dissecar a lista por partes: divulgada hoje, a seleção completa de indicados ao Grammy - evento celebratório da National Academy of Recording Arts and Sciences e inteiramente dedicado à indústria musical estadunidense - traz o longa de Damien Chazelle como favorito às categorias cinematográficas da premiação. Mas será que a animação de Disney e Estrelas Além do Tempo - ambos com duas indicações - conseguem derrotar La La Land, ganhador dos Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original?
Agora, dentre todos os indicados que vieram do mundo audiovisual, certamente destaca-se a presença massiva do ator e roteirista Donald Glover, com cinco indicações. No universo da música, o criador da premiada série Atlanta e dublador de Simba no Rei Leão de Jon Favreau é mais conhecido pela alcunha de Childish Gambino. Através de sua persona rapper, Glover foi indicado aos prêmios de Canção do Ano, Melhor Performance Tradicional de R&B e Melhor Canção de R&B com a música "Redbone"; e aos troféus de Álbum do Ano e Melhor Álbum Urbano Contemporâneo com seu disco "Awaken, My Love!".
No lado pop da equação, Lady Gaga, vencedora do Globo de Ouro por American Horror Story, soltou sua voz e foi nomeada à categoria Melhor Performance Solo por sua interpretação de "Million Reasons" e Melhor Álbum Pop com o disco "Joanne". Ainda no território dos vocalistas, Seth MacFarlane (The Orville, Ted) também entrou na competição de Melhor Álbum Pop Tradicional com o disco "In Full Swing".
Contra a supracitada - e saudosa - Fisher, teremos Mark Ruffalo (Thor: Ragnarok) na categoria Best Spoken Word Album - algo como Melhor Audiobook. A eterna Princesa Leia, que ganhou um Emmy póstumo, foi indicada pela leitura de sua autobiografia, "Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher". O Bruce Banner do Universo Cinematográfico Marvel, por sua vez, se juntou ao senador Bernie Sanders - pré-candidato Democrata derrotado por Hillary Clinton nas prévias das eleições de 2016 nos EUA, quando Donald Trump sagrou-se presidente -, para gravar "Our Revolution: A Future to Believe In", diário de campanha do político.
E é claro que os humoristas da indústria cinematográfica também têm seu lugar garantido no Grammy na competição pelo troféu de Melhor Álbum de Comédia - ou show de stand-up gravado em CD. No páreo, os comediantes Dave Chappelle (Chi-Raq), Jim Gaffigan (Chappaquiddick), Jerry Seinfeld (Seinfeld), Sarah Silverman (Detona Ralph) e Kevin Hart (Jumanji: Bem-Vindo à Selva). O último nome cinematográfico presente no Grammy é o do compositor e multi-vencedor do Oscar John Williams, que concorre com seu arranjo para saxofone e orquestra da peça "Escapades", parte da trilha de Prenda-me Se For Capaz.
Confira a lista completa com os indicados às categorias cinematográficas abaixo:
MELHOR COMPILAÇÃO DE TRILHA SONORA PARA MÍDIA VISUAL
Em Ritmo de Fuga - Vários Artistas
Guardiões da Galáxia Vol. 2 - Vários Artistas
Estrelas Além do Tempo - Vários Artistas
La La Land - Vários Artistas
Moana - Vários Artistas
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL PARA FILMES E SÉRIES
Game of Thrones: 7ª Temporada - Ramin Djawadi
Estrelas Além do Tempo - Benjamin Wallfisch, Pharrell Williams e Hans Zimmer
La La Land - Justin Hurwitz
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL PARA MÍDIA VISUAL
"City Of Stars", de Justin Hurwitz, Benj Pasek e Justin Paul (La La Land)
"How Far I'll Go", de Lin-Manuel Miranda (Moana)
"I Don't Wanna Live Forever", de Taylor Swift (Cinquenta Tons Mais Escuros)
"Never Give Up", de Sia (Lion - Uma Jornada para Casa)
"Stand Up For Something", de Common (Marshall)
MELHOR FILME MUSICAL
One More Time With Feeling (documentário sobre a banda Nick Cave & The Bad Seeds), de Andrew Dominik
Long Strange Trip (documentário sobre a banda The Grateful Dead), de Amir Bar-Lev
The Defiant Ones (série docuficcional sobre Dr. Dre), de Allen Hughes
Soundbreaking (série documental sobre a história das gravações musicais), de Maro Chermayeff, Jeff Dupre e James Manera
Two Trains Runnin' (documentário sobre dois cantores de blues), de Samuel D. Pollard