Quase dois meses depois de Kate Winslet ter sido confirmada nas sequências de Avatar, James Cameron decidiu falar mais sobre o papel da atriz, que interpretará uma personagem chamada Ronal — única informação que havia sido divulgada. Agora, o diretor revelou à Vanity Fair que ela pertence a uma tribo que não aparece no primeiro longa, mencionou alguns detalhes das gravações e afirmou que quem amou o primeiro filme vai adorar os próximos, assim como quem detestou a produção original irá odiar as sequências.
Na trama, Winslet interpretará uma personagem do Povo do Mar (Sea People, no original) e terá que gravar cenas subaquáticas. O diretor não entrou em detalhes sobre a história dessas "pessoas do recife", como ele chamou, mas disse que eles se comunicam usando um tipo de língua de sinais. A atriz exigiu fazer todas as suas sequências debaixo d'água, se esforçando para acompanhar os colegas de núcleo que conseguem ficar até três ou quatro minutos prendendo a respiração.
Ao ser perguntado se as sequências irão abordar temas semelhantes do primeiro filme, como o meio ambiente, o realizador deu uma resposta simples e direta. "Será uma extensão natural de todos os temas, personagens e correntes espirituais. Basicamente, se você amou o primeiro filme, vai amar os próximos. Se você odiou, provavelmente vai odiar as sequências. Se gostou na época e disse tempos depois que detestava, você possivelmente vai adorar os [longas] que estão por vir".
Apesar de supostamente estar gravando os quatro filmes ao mesmo tempo, Cameron não tem certeza se todos serão lançados. "Vamos encarar os fatos, se Avatar 2 e 3 não fizerem dinheiro suficiente, não haverá o 4 e o 5. Os longas possuem suas histórias fechadas por si só. Eles constroem uma narrativa maior ao longo das cinco produções, mas são completos [isoladamente]", disse o realizador.
A previsão é de que Avatar 2, 3, 4 e 5 cheguem aos cinemas, respectivamente, nos dias 17 de dezembro de 2020, 16 de dezembro de 2021, 19 de dezembro de 2024 e 18 de dezembro de 2025.