Sai Toy Story 2, entra Lady Bird. A estreia solo de Greta Gerwig como diretora tomou o título da animação da Pixar no Rotten Tomatoes, e é agora o maior filme com 100% das críticas positivas no agregador. A diferença é numérica: enquanto Toy Story 2 acumula 163 análises, Lady Bird tem 169*.
(*) Até a data desta publicação.
Estrelado por Saoirse Ronan, Lady Bird é uma das apostas para o Oscar 2018 e vem arrancando críticas desde o seu lançamento no circuito dos festivais. O filme acompanha uma jovem de 17 anos e a sua vida na Carolina do Norte. O AdoroCinema conferiu o longa no Festival Internacional de Toronto (TIFF), e pontua:
"(...) Aqui, o viés do 'coming of age' não é um verniz para conferir um falso ar de seriedade à jornada da protagonista. O texto de Greta oferece, sobretudo a partir de diálogos naturais (e hilários), elementos para que o espectador acompanhe de fato o desabrochar da maturidade de 'Lady'. De quando comia hóstia escondido com a amiga gordinha (Beanie Feldstein, uma revelação) à compreensão dos motivos da dureza da mãe (Laurie Metcalf, da série Roseanne, uma adorável megera), há um abismo a ser transpassado. O que é feito com leveza e sensibilidade (...)" Leia aqui a crítica completa, de 4 estrelas.
O filme ainda acumula três indicações ao Gotham Awards, e quatro ao Independent Spirit Awards. Lady Bird ainda não tem data de estreia no Brasil. Confira abaixo o trailer.