Seguindo as iniciativas estadunidenses da rede de cinemas AMC e da start-up Dreamscape Immersive, a IMAX - companhia especializada responsável pelo formato de exibição cinematográfica homônimo -, anunciou que construíra um centro de exibição de filmes em Realidade Virtual na Europa. Segundo informa o Deadline, a empresa canadense fechou acordo com a Odeon, uma das exibidoras mais tradicionais do Velho Continente.
Apostando na tecnologia que promete mudar o futuro da humanidade, a IMAX já escolheu o local para fundar seu primeiro centro voltado à mídia do futuro. Com a instalação de dez cabines voltadas para a VR (do inglês, virtual reality), o Trafford Centre - sala de cinema da Odeon em Manchester, cidade do noroeste da Inglaterra -, será um dos locais exibidores pioneiros no segmento na Europa. Alguns dos primeiros produtos que chegarão aos consumidores serão as experiências de Liga da Justiça e de Star Trek, desenvolvida pela IMAX com a Warner e a Ubisoft, respectivamente. A companhia também deve utilizar alguns dos filmes que serão gerados através de seu fundo de produção de conteúdos em VR para alimentar a programação e o catálogo do Trafford Centre.
A movimentação da IMAX em conjunto com a Odeon - fundada em 1930 - mostra como as grandes empresas da sétima arte estão mirando o futuro proposto pela mídia imersiva. O que antes era apenas um sonho, hoje vem tornando-se realidade. Atualmente, festivais tradicionais, como o de Cannes e o do Rio, já possuem seções voltadas para a VR e mostras inteiramente dedicadas à tecnologia surgem com cada vez mais frequência ao redor do mundo. Cineastas do porte de Alejandro G. Iñarritu (Birdman), que ganhou um Oscar especial por sua obra Carne y Arena, também já estão experimentando e inovando com a VR.
E aí, o que você acha da Realidade Virtual?