Com a constante expansão do universo Guerra nas Estrelas nas telonas, filmes como o ainda inédito Star Wars - Os Últimos Jedi servem tanto para reapresentar figuras queridas do público, como Luke Skywalker, quanto para apostar em novos personagens. Uma das adições à franquia no Episódio VIII é a Almirante Amilyn Holdo, misterioso papel interpretado por Laura Dern.
Até então, sabe-se que personagem da atriz de Jurassic Park e Big Little Lies terá uma função muito importante, possivelmente política ou diplomática, na Resistência. Em outubro deste ano, Dern esteve no programa de Ellen DeGeneres e se limitou a dizer que "teve a melhor experiência de sua vida" e sugeriu que terá ao menos uma cena de ação no longa.
Em entrevista para a revista Entertainment Weekly, o ator Oscar Isaac afirmou que seu personagem, o piloto Poe Dameron, terá muitas dificuldades de lidar com sua nova chefe na Resistência. "É definitivamente apropriado dizer que eles nos colocaram juntos porque boa parte dos atritos e dos conflitos vêm do relacionamento de Poe com a Almirante Holdo, que é a pessoa que foi — ao menos temporariamente — colocada na liderança da Resistência."
Em Star Wars - O Despertar da Força, é notável a lealdade de Poe à General Leia Organa (Carrie Fisher), o que explica porque ele tem um pé atrás de aceitar ordens de sua nova chefe. "Ela particularmente não se parece com uma líder militar típica e eu acho que isso causa desconfiança em Poe. Ele não sabe como lidar com ela, com a maneira como ela fala e as coisas que ela diz." Laura Dern confirmou em conversa à EW que sua personagem "entrou na Resistência para chacoalhar um pouco as coisas". A publicação relata ainda que em Star Wars - Os Últimos Jedi nem Poe, nem o público saberão quando podem confiar na Almirante Holdo.
Com um visual que lhe garantiria uma vaga na aristocracia da franquia distópica de Jogos Vorazes, a personagem de Dern foi mencionada no romance Leia: Princess of Alderaan. O livro, escrito por Claudia Gray, alude a Holdo como uma personagem cuja sexualidade não pode ser enquadrada dentro dos padrões da heteronormatividade. Em conversa com Leia sobre relacionamentos com outras espécies, Holdo diz que é "limitador" se envolver apenas com homens ou "machos humanoides". Não se sabe se a sexualidade da personagem será explorada no filme de Rian Johnson.
Star Wars - Os Últimos Jedi estreia nos cinemas brasileiros no dia 14 de dezembro de 2017.